Produção mais limpa

Páginas: 15 (3503 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Centro Universitário UMA
Mestrado em Turismo e Meio Ambiente






















PRODUÇÃO MAIS LIMPA












André Baeta
Emerson Brasileiro
Etelvina Pomponet
Luciano Lopes
Ronaldo Leite












Belo Horizonte
2010
PRODUÇÃO MAIS LIMPATrabalho apresentado a UNA - no curso de Mestrado em Turismo e Meio Ambiente, para obtenção de créditos na disciplina Sistema de Gestão Ambiental.


Orientador: Profº. Drº. Eduardo Bahia[1]








André Baeta[2]
Emerson Brasileiro[3]
Etelvina Pomponet[4]
Luciano Lopes[5]
Ronaldo Leite[6]RESUMO




A Produção Mais Limpa é um modelo de gestão ambiental que busca o desenvolvimento sustentável e a proteção e conservação do meio ambiente. É uma técnica que incorpora mudanças no processo produtivo da empresa, por meio de medidas que priorizam o uso de matérias primas de fontes renováveis, com utilização consciente, para gerar o mínimo de resíduos eemissões que causem dano ao meio ambiente. O presente artigo visa demonstrar, por meio de conceitos, objetivos e etapas de implantação, a importância desta importante ferramenta de gestão ambiental, para a empresa e o meio ambiente.


















PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência.INTRODUÇÃO




As questões ambientais passam por transformações cada vez mais rápidas, afetando todas as esferas - ambientais, econômicas, políticas, culturais e sociais. Um dos paradigmas emergentes refere-se ao meio ambiente. Durante décadas acreditou-se que o crescimento econômico proporcionaria melhores condições de vida para a sociedade, mas, no entanto, oque se nota é que esse crescimento desenfreado causou danos sérios aos ecossistemas naturais.
Segundo a Organização de Desenvolvimento Industrial da Organização das Nações Unidas (ONU), Produção Mais Limpa significa “a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água eenergia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos”.
Para legitimar tais conceitos sustentáveis, bem como estimular que empresas, governos e sociedade desenvolvam e apoiem ações mais sustentáveis, com respeito à natureza, este trabalho tem como objetivo destacar a importância das questões ambientaispara essas instituições, visando elevar o e disseminar a responsabilidade com as questões ambientais perante o mercado, o meio ambiente e a sociedade. Os programas de Produção Mais Limpa (ferramentas da Gestão Ambiental) favorecem o surgimento de vantagens competitivas nas empresas, inclusive mostrando a sua importância, vantagens e desvantagens de sua implantação.1. Produção Mais Limpa

1.1. Conceituação e objetivos




A busca constante pelo desenvolvimento econômico está comprometendo os recursos naturais, e a utilização indiscriminada desses recursos tem gerado uma grande problemática para a humanidade e o planeta: a destruiçao do meio ambiente. A capacidade da natureza de repor o que tem sido retirado dela já ultrapassou em três vezes seuritmo normal de reposição. Com o crescimento da população e da produção de itens necessários para mantê-la, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza continua sofrendo com a poluição, a degradação da água, do solo e do ar. A vida no planeta depende dos unicamente dos recursos naturais ofertados pelo planeta.
O desenvolvimento sustentável – conceito introduzido pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção Mais Limpa
  • Produção mais Limpa
  • Produção mais limpa
  • Produção mais limpa
  • Produção limpa
  • produção mais limpa
  • produçao mais limpa
  • Produção limpa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!