produção mais limpa estudo de caso

Páginas: 7 (1749 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
INTRODUÇÃO
A produção em larga escala proposta como meta para o segmento industrial mundial fez com que, por muito tempo, não houvesse a devida atenção a aspectos que impactam direta e indiretamente ao meio ambiente.
Durante décadas o processo de degradação ambiental cresceu vertiginosamente, acreditando-se que o crescimento econômico, por si só, proporcionaria melhores condições de vida paraa sociedade. Contudo, observou-se que o crescimento econômico descontrolado estava causando danos irreparáveis aos ecossistemas e que estes danos, a médio e longo prazos, tornariam o conjunto de ecossistemas inabitáveis a espécie humana.
Tal contexto foi evitado, pois a sociedade passou a exigir da indústria a adoção das melhores técnicas, não sendo suficiente somente atender a determinadospadrões ambientais, isso porque a sociedade está, cada vez mais, tomando consciência de que a variável ambiental é importante e que ela diz respeito a todos, não somente a um segmento ou uma parcela da população.
A partir de então, buscou-se a integração de práticas socialmente responsáveis e ambientalmente corretas associadas às técnicas tradicionais de produção e de gestão do setor industrial, dadoo anseio da sociedade de consumir produtos livres de desperdícios e ou efeitos danosos ao meio ambiente.
Foi a partir daí que buscou-se concretizar novas tecnologias de produção, visando melhoria da qualidade ambiental, além de reduzir custos e atender as novas expectativas do consumidor. Surge então a Produção Mais Limpa, cuja metodologia propõe aplicação continuada de uma estratégia ambientalpreventiva e integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os riscos a sociedade e ao meio ambiente, além de minimizar os desperdícios, reduzir custos, e alavancar o potencial inovador da organização, visando ganhos de competitividade e, a otimização dos processos industriais.
De maneira geral, verifica-se a consolidação da metodologia de Produção Mais Limpa
como umimportante instrumento para aumentar a competitividade, a inovação e a
responsabilidade ambiental no setor produtivo brasileiro.
Sendo assim este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de produção ou tecnologia mais limpa .
CONCEITO
Em 1989, a expressão “Produção Mais Limpa” foi lançada pela UNEP (United
Nations Environment Program) e pela DTIE (Division of Technology, Industry andEnvironment) como sendo a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços, visando o aumento da eficiência da produção e a redução dos riscos para o homem e o meio ambiente.

A indústria brasileira descobre a Produção Mais Limpa na década de noventa, mais
precisamente após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento, a Rio 92.

A partir desse novo paradigma, a poluição ambiental passa a ser sinônimo de desperdício nas empresas responsáveis, e seus processos passam por mudanças que buscam diminuir o consumo de água, energia e matérias-primas.

De acordo com o conceito proposto por Fernandes (2001), a Produção mais Limpa pressupõe quatro atitudes básicas. A primeira, e a mais importante, é a busca pelanão geração de resíduos, através da racionalização das técnicas de produção. Quando o primeiro conceito não pode ser aplicado integralmente, a segunda atitude proposta pela Produção Mais Limpa é a minimização da geração dos resíduos. Já o reaproveitamento dos resíduos no próprio processo de produção é a terceira atitude defendida pela Produção Mais Limpa, enquanto a quarta alternativa para aProdução mais Limpa é a reciclagem, com o aproveitamento das sobras ou do próprio produto para a geração de novos materiais.

A Produção Mais Limpa é vista entre os especialistas como uma forma moderna de
tratar as questões de meio ambiente nos processos industriais. Dentro desta metodologia
pergunta-se “onde estão sendo gerados os resíduos?” e não mais somente “o que fazer com os resíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Produção Mais Limpa
  • Produção mais limpa (caso de sucesso)
  • SUSTENTABILIDADE, PRODUÇÃO MAIS LIMPA E LOGÍSTICA REVERSA EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA: Estudo de Caso
  • estudo de caso produção da Sadia
  • Estudo de caso Administração da Produção
  • Administração da produção estudo de caso
  • Estudo de caso produção enxuta
  • Estudo de caso- produção de cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!