Produção mais limpa em empresa de papel e celulose

Páginas: 18 (4335 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
Universidade Federal da Grande Dourados
FAEN – Faculdade de Engenharia
Engenharia de Produção

Produção mais limpa em empresa de papel e celulose
Igor R. de A. Peralta & Renata T. Teixeira
RESUMO
O Brasil tem uma história importante no setor florestal, notadamente no desenvolvimento da indústria de celulose e papel. Por suas dimensões territoriais, características de solo e clima e pelatecnologia de silvicultura desenvolvida, o país conquistou posição de destaque no mercado internacional, reafirmando sua vocação para o cultivo de florestas e para a produção de celulose e papel.
Além disso, o setor tem se destacado pelo absoluto comprometimento com a sustentabilidade, com resultados que se traduzem em benefícios para a sociedade. Não só na geração de riquezas, mas com forteatuação na proteção e recuperação de recursos naturais, bem como na promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida em comunidades espalhadas por todo o país. O presente artigo tem por objetivo as possíveis aplicações de produção mais limpa nesse segmento, demonstrando que é um investimento altamente viável para geração de lucro nas indústrias.
Palavras-chave: Produção mais limpa, papel e celulose,P+L.

A cleaner production in a paper and cellulose industry
ABSTRACT

Brazil have a important history in the forest sector, evidently in development of cellulose and paper industries. Due to its territorial dimension, soil and clime caracteristics and the forestry technology used, the country achived a prime position in the international market, reaffirming its vocation to the forestgrowing and the production of celulose and paper.
Furthermore, the sector have been highlighted by the absolute dedication with sustentability, with results transformed in benefits for the society. Not only in the production of wealth, but also with a strong atuation in protection and recovering of natural resorces, as well in the promotion of development and life quality in specific comunities acrossthe entire country. This article is intended to the possibles aplications of a cleaner production in this segment, showing that is a high viable investiment for the proft in the industries.
Key-words: Cleaner production, paper and cellulose, P+L
INTRODUÇÃO
A indústria de papel e celulose sempre sofreu, ao longo dos anos de sua existência, duras críticas da comunidade, da mídia e das agênciasde controle da poluição. Inicialmente era pelo odor, depois pelos efluentes carregados de carga orgânica e mais recentemente pelas temidas dioxinas e toda família de organoclorados. Além disso, por ser uma indústria altamente dependente de recursos naturais, como água, florestas, combustíveis, etc., sempre foi mais enxergada como usuária e degradadora da natureza do que como parceira do meioambiente. A quantidade de notícias e comentários negativos, em sua história, deixou a indústria muito temente às críticas ambientais.
As empresas então passaram a investir pesadamente na solução desses problemas, tanto gerencialmente, como em tecnologias mais limpas. Hoje já se tem fábricas praticamente isentas de odor, os efluentes estão sendo tratados a baixo nível de contaminação orgânica e cor, asdioxinas reduzidas a níveis mínimos, e grande parte das florestas fornecedoras de fibras estão sendo certificadas por sistemas com credibilidade internacional, como as certificações IS0 e FSC. Restam ainda alguns troféus a conquistar: garantir a sustentabilidade do setor florestal; reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerados ou convertê-los em subprodutos de maior valor; reduzir o consumoenergético; fechar os circuitos de águas; converter as fábricas para o mínimo impacto ambiental; aumentar a eco-eficiência, produzindo mais produtos com menos recursos naturais; e ter uma produção reconhecidamente limpa a ponto de não ser percebida pela comunidade como agressiva ao ambiente.
Funcionamento de uma empresa de papel e celulose
De forma resumida uma empresa de papel e celulose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produçao de papel e extraçao da celulose
  • Técnico Produção papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • empresas celulose e papel
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
  • Impactos ambiente da produção de papel e celulose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!