produção etanol

Páginas: 10 (2499 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
PRODUÇÃO DE ETANOL


INTRODUÇÃO

A necessidade de buscar alternativas energéticas, e resolver o problema da dependência da importação de petróleo, teve como advertência a grande crise internacional do petróleo que se deflagrou em 1974, onde o Brasil começou a produção de etanol em larga escala, para atender uma frota de 4 milhões de automóveis. As indústrias que produziam 700 milhõesde litros/ano passaram a produzir 15 bilhões de litros/ano de etanol.
O governo criou um programa de modernização do parque industrial açucareiro, onde o objetivo foi a montagem de destilarias anexas às usinas de açúcar, com o crescimento da produção da cana impulsionado pelo programa, e com a queda dos preços mundiais do açúcar a partir de 1975, aproximou o fantasma de um desastreeconômico, aí veio o Proálcool, onde o governo dá um subsídio para os produtores de etanol, e condições para moer os imensos excedentes de cana-de-açúcar, foi então que os processos tecnológicos na cadeia produtiva se acentuaram, tendo como destaque, o espetacular avanço nas técnicas de fermentação alcoólica, que deram suporte para o aumento impressionante do rendimento industrial, baixando os custos deprodução e viabilizando o álcool como combustível eficiente e competitivo, firmando de vez como fonte de energia limpa e renovável.










Existem três maneiras gerais para obtenção do etanol: Por via destilatória, via sintética, e via fermentativa.
A destilatória não tem significação econômica no Brasil, a não ser para certas regiões vinícolas, para o controle de preço dedeterminadas castas de vinhos de mesa.
A sintética obtém-se o etanol a partir de hidrocarbonetos não saturados, como eteno e etino, e de gases de petróleo e da hulha. Nos países em que há grandes reservas de petróleo em indústria petroquímica avançada é uma forma econômica de produzir álcool.
A fermentativa é a maneira mais importante na obtenção do etanol, um dos fatores que a torna, a forma maisviável, é o grande número de matérias-primas naturais existente em todo país.
A fermentação é um processo comum a todos os substratos açucarados, cujo princípio é a transformação dos açúcares em etanol e dióxido de carbono.




As matérias-primas mais importantes são: Cana-de-açúcar, beterraba açucareira, sorgo sacarino, milho sacarino, melaços, mel de abelhas e frutas, no Brasil predomina acana-de-açúcar.
Na cana-de-açúcar, o açúcar predominante é a sacarose. Os açúcares redutores compõem-se primordialmente de glicose e frutose. Esses açúcares se encontram em proporções quase iguais nas canas imperfeitamente maduras. O caldo obtido de uma cana-de-açúcar madura ou pronta para uso tem a seguinte composição: entre 78% e 86% de água, 10% e 20% de sacarose, 1% e 2% de açúcaresredutores, 0,3% e 0,5% de cinzas e 0,5% e 1,0% de compostos nitrogenados. A obtenção do etanol por via fermentaria distingue-se três fases: o preparo do substrato (mosto), a fermentação e a destilação.
PREPARO DO SUBSTRATO
Os mostos, ou seja, os substratos açucarados a partir do caldo de cana, houve divergência de opinião com relação ao tratamento que se deveria submeter o caldo na produção deálcool. Existiam alguns projetos que preconizavam as seguintes operações: aquecimento, decantação, resfriamento e bombeamento para as dornas, ou seja, recipiente de fermentação.
Outra linha recomendava que o caldo destinado ao processo deveria ser filtrado ou peneirado e ser enviado diretamente para a fermentação.
Os técnicos de uma empresa de pesquisa e consultoria do ramo, denominada “Fermentec”, ouviram os dois lados e resolveram efetuar alguns testes para verificar a metodologia mais adequada. Com base nas análises estatísticas realizadas durante vários anos, apurou-se que o rendimento era 4% menor nas usinas que não efetuavam a decantação, consideradas uma perda muito expressiva. Por meio de análises químicas efetuadas, em meados de 1970, descobriu-se que o pH usado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A produção do etanol
  • Produção de etanol
  • produção do etanol
  • Produção de etanol
  • Produção de etanol
  • Produçao de etanol
  • PRODUÇÃO DE ETANOL
  • Produção etanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!