Produção empurrada e puxada

Páginas: 71 (17631 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
AULA 01
A disciplina Formação e Prática Pedagógica I, você teve a oportunidade de entrar em contato com o campo mais amplo da Didática, de maneira que, nesta aula, vamos retomar apenas alguns pontos importantes a respeito dessa disciplina com um duplo objetivo: relembrar princípios, evolução e importância dela para a formação e atuação do professor; apresentar algunselementos que contribuam para e ao mesmo tempo, diferenciá-la da Didática Específica que vamos estudar nas demais aulas deste componente curricular e mostrar a relação que se estabelece entre ambas.
1.1 Abrindo o Diálogo: As Grandes Áreas da Formação do Professor em Foco
Entretanto, antes de iniciar a discussão dessa temática, apresentamos o relato de uma situação, de autoria anônima, para quevocê possa refletir um pouco a respeito da necessidade de a educação – seja ela desenvolvida no espaço escolar ou em outros de natureza educativa – se mostre sintonizada com a realidade social na qual acontece. Leia-o com bastante atenção, pois vamos retornar a ele, em seguida.
A volta de um personagem do século XVIII ao Brasil (ficção)
Em pleno século XXI, o senhor Teixeira, um grande professordo século XVIII, voltou ao Brasil e, chegando a sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas eram altíssimas e cheias de janelas, as ruas eram pretas e passavam umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em velocidade.
O povo falava muitas palavras que o professor Teixeira não conhecia (poluição, telefone, avião, metrô, televisão). As roupas deixavam o professor Teixeiraruborizado. Tudo havia mudado.
Muito surpreso e preocupado, o professor visitou a cidade inteira e, cada vez menos, compreendia o que estava acontecendo. Resolveu, então, visitar uma Igreja, mas que susto levou. O padre rezava a missa, não em latim, mas em português e de costas para o altar. O órgão estava parado e um grupo de cabeludos tocava nas guitarras uma música estranha, em vez de cantogregoriano.
O desespero do professor aumentava...
Tudo havia mudado completamente e o professor Teixeira desanimava cada vez mais, até que resolveu visitar uma escola. Foi uma ideia sensacional porque quando chegou, sentiu o que procurava: tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando... e os alunos escutando, escutando...(Autor desconhecido).
Você já pensou no desespero do Sr. Teixeira, caso a situação apresentada no relato fosse real? Quantas outras situações, ou objetos e serviços, cotidianos e corriqueiros para nós, assustariam o pobre professor? De fato, ele ficaria extremamente deslocado no tempo e espaço com os quais tinha familiaridade.
Porém, veja que uma situação apresentada no relato deixou o personagem àvontade: a visita que fez a uma escola! Embora a escola e a maneira de ensinar as pessoas tenham evoluído bastante nos últimos anos, o resultado da visita do professor Teixeira a essa instituição nos apresenta elementos para refletirmos, cada vez mais, acerca de como o ensino ainda precisa continuar avançando, de forma a se mostrar mais sintonizado possível c A outra grande área de formação dosprofessores é de natureza didático-pedagógica e está diretamente relacionada aos conhecimentos que o professor se apropria ao longo seu processo formativo. Esses conhecimentos fazem parte, tanto da formação inicial quanto da formação continuada dos docentes e visam a contribuir para facilitar o processo de ensino, de forma que a aprendizagem dos estudantes aconteça, de fato, de maneira significativapara eles.
No caso dos professores, a formação inicial destina-se a prepará-los para o seu ingresso profissional no magistério. No Brasil, de acordo com a LDB para atuar na Educação Básica, o professor dever ser formado em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção puxada produção empurrada
  • Produção Puxada e Produção Empurrada
  • Produção empurrada e produção puxada
  • Sistema de produção puxada e empurrada
  • Produçao puxada e empurrada
  • PRODUCAO PUXADA E EMPURRADA
  • Sistema de Produção Empurrada e Puxada, uma resenhar
  • Produção puxada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!