Produção do espaço urbano

Páginas: 18 (4281 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
A formação e produção do espaço urbano: discussões preliminares acerca da importância das cidades médias para o crescimento da rede urbana brasileira
Cilícia Dias dos Santos 1

Resumo
O presente ensaio integra a discussão atual acerca da formação territorial no Brasil e, consequentemente as discussões a respeito da formação, produção e reconfiguração do espaço urbano, evidenciandose, atravésde discussões preliminares a conjuntura da rede urbana e o importante papel das cidades médias brasileiras. Destaca-se o processo de urbanização, utilizando-se das taxas de urbanização demonstradas nos resultados dos censos do IBGE a partir do ano de 1940. Palavras Chaves: espaço urbano, rede urbana, cidades médias, urbanização.

Recebimento: 10/4/2008 • Aceite: 21/10/2008 1 Licenciada emGeografia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. End: Rua 13, quadra 24, casa 23. Cohatrac 4. São Luís, MA, Brasil. CEP 65.054-450. E-mail: ciliciadias@yahoo.com.br.

178

Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

A training and production of urban space: preliminarydiscussions about the importance of cities medium for the growth of the urban network brazilian
Abstract
This essay incorporates current discussion about the territorial training in Brazil and hence the discussions about the formation, production, and reconfiguration of urban space, showing up through the preliminary discussions juncture of the urban network and the important role of cities brazilianmedium. It is the process of urbanization, using the rates of urbanization demonstrated in the results of the census of the IBGE from the year of 1940. Keywords: urban, urban network, medium cities, urbanization.

• G&DR • v. 5, n. 1, p. 177-190, jan-abr/2009, Taubaté, SP, Brasil •

Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

179

1 - Introdução
O espaço urbano e sua formaçãosão objetos de estudo da geografia, que aborda a constante reconfiguração do espaço total, social, e seus diversos recortes. A intenção deste ensaio é discorrer sobre a formação do espaço urbano, e o crescente e vertiginoso fenômeno da urbanização, tendo por foco de interesse as cidades médias, e a nova configuração do cenário urbano no Brasil. A urbanização brasileira é um fenômeno recente. A partirdos anos 1940 começa-se a observar o crescimento das taxas de urbanização no país. No período a população ainda era tida em sua maioria como rural. Na década de 1970, conforme censo realizado pelo IBGE, a população brasileira tornou-se mais urbana e, desde então não houve regressão nas taxas de urbanização, chegando a exorbitante taxa de 81% no ano 2000, como demonstram os resultados obtidos peloIBGE através do censo do mesmo ano. Atualmente, já se fala em uma taxa de urbanização de 83 a 84%, tendo em vista as estimativas de crescimento populacional no Brasil. Sob uma nova ótica é tratada a urbanização brasileira e a concentração urbana por Soares (2006)
Na contemporaneidade da urbanização brasileira, verifica-se um amplo processo de reestruturação caracterizado pela “explosão” dastradicionais formas de concentração urbana e pela emergência de novas formas espaciais, continentes de novas territorialidades dos grupos sociais. Na escala intraurbana, o fenômeno da “dispersão urbana” está alterando a morfologia urbana tradicional, gerando novas centralidade e novas periferias. Na escala interurbana e regional, são produzidos novos processos de desconcentração e reconcentraçãoespacial da população, das atividades econômicas e da informação sobre o território.

Assim, surge a “cidade média”, e sua importância na configuração do espaço se dá de forma a sustentação que a mesma desempenha na hierarquia e na rede urbana. A urbanização crescente, e decorrente desta, a metropolização das principais áreas econômicas e administrativas do país, nos trouxe o surgimento de áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Segregação como Conteúdo da Produção do Espaço Urbano
  • A dinâmica da produção de alimentos no espaço urbano de pelotas/rs
  • Espaço Urbano
  • O Espaço Urbano
  • Espaco urbano
  • O Espaço Urbano
  • espaço urbano
  • Espaço urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!