Produção de Xilanase

Páginas: 13 (3243 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
PRODUÇÃO DE XILANASE POR Aspergillus casielus COM DIFERENTES FONTES DE CARBONO
RESUMO
Neste trabalho foi avaliada a produção de xilanases por Aspergillus casielus, utilizando diversas fontes de carbono (resíduo ou bagaço de cevada, bagaço de cana, casca de amendoim, resíduo fibroso da mandioca, germe de trigo, bagaço de milho verde e casca de laranja). Dentre as fontes de carbono testadas naprodução de xilanase pelo fungo A. casielus em condições de fermentação semissólida, os melhores indutores foram o bagaço de cevada seguido pela casca de amendoim com atividade especifica de 9,22 U/mg de proteína e 4,55 U/mg, respectivamente. Obteve-se produção máxima de xilanase livre de celulase no 3º dia (72 horas) com atividade específica de 7,88 U/mg proteína. O pH ótimo e a temperatura ótimade atividade xilanásica foram 6,5 e 50ºC, respectivamente. A estabilidade térmica da xilanase na temperatura de 45ºC mostrou-se praticamente constante, com perda de apenas 18% da atividade xilanolítica inicial em 90 minutos de reação. No entanto, nas temperaturas de 50ºC e 55ºC a enzima mostrou meia-vida de 50 e 17 minutos, respectivamente. Na análise dos produtos de hidrólise do xilano pelaxilanase produzida por A. casielus verificou-se a formação de vários xilooligossacarídeos (xilose, xilobiose, xilotriose) indicando a ação de provável endoxilanase.









INTRODUÇÃO
A indústria brasileira de cerveja gera grandes quantidades de resíduos sólidos (bagaço de cevada), resultantes dos processos efetuados. Estima-se que a quantidade de resíduo de cevada produzida anualmente noBrasil deve ser de aproximadamente dois milhões de toneladas e seu único destino tem sido a dieta de ruminantes (CABRAL FILHO, 1999; MELLO e PAWLOWSKY, 2003). Esses resíduos apresentam elevado teor de proteínas e carboidratos podendo ser aproveitados como substrato para produção de enzimas por microrganismos. Entre os diversos resíduos agroindustriais com potencial para uso como substrato embioprocessos encontra-se o bagaço de cevada, produzido em larga escala pela indústria cervejeira. Após a utilização do grão de cevada na fabricação da cerveja resta a “polpa úmida de cerveja” ou “bagaço de cevada”, bagaço de malte, ou ainda, ”cevada úmida” como é conhecida popularmente (CAMPO e LIZIEIRE, 2006). Segundo REINOLD (1997), um dos principais resíduos da produção de cerveja é o bagaço de malteque representa 85% dos subprodutos do processo. Sua composição envolve principalmente materiais nitrogenados, fibra, lipídeos e lignina. A cada 100 litros de cerveja produzida são gerados 20 kg de bagaço, utilizados somente como ração animal.
Na busca de soluções alternativas para o problema do descarte dos resíduos, muitas indústrias têm optado pelo uso de microrganismos como agentes redutoresde matéria orgânica para eliminação ou redução de compostos tóxicos (TAVARES et al., 1998).
Os fungos, em função de suas características de reprodução e crescimento, adaptam-se a diversos substratos, entre os quais efluentes de indústrias processadoras de alimentos, resíduos agrícolas e agroindustriais e resíduos derivados de petróleo (TAVARES et al., 1998).
Diversos resíduos estão sendoaproveitados como substratos na produção de enzimas pelos microrganismos. Resíduos lignocelulósicos como palha de arroz, palha de trigo, farelo de trigo e bagaço de cana tem sido utilizados para produção de xilanase com Aspergillus fumigatus (ANTHONY et al., 2003). A produção de xilanase por fungos filamentosos está relatada para várias espécies como, Aspergillus sp (SOUZA, SOUZA e PERALTA, 2001; PALMA,2003); Fusarium sp (SAHA et al., 2002), Melanocarpus sp e Penicillium sp (PALMA et al., 1996; PALMA, 2003).
Xilanases são β-glucanases capazes de catalisar a hidrólise do xilano e devido à sua estrutura heterogênea demandam complexo xilanolítico para sua total degradação e não apenas uma enzima.
O grande interesse pelas enzimas xilanases está relacionado com seu potencial de aplicação na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização de xilanase de aspergillus terreus
  • PRODUÇÃO
  • Produção
  • produção
  • Produção
  • Produçao
  • Produção
  • Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!