Produção de Video na e scola

Páginas: 11 (2522 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA
CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
PARFOR CAMPUS SANTARÉM
DISCIPLINA: PROJETO DE INTERVENÇÃO DISCIPLINAR
PROFESSOR MESTRANDO: LUÍS FARIAS ARAÚJO SANTANA JUNIOR

ACADÊMICOS

ELVES DE SOUSA COSTA
DINELVA DOS SANTOS
SANDRA MARIA GAMA


JUSTIFICATIVA
As constantes mudanças no mundo provocam expressivas alterações também no modo devida da sociedade. Com isso, as novas tecnologias surgem a cada dia, para que esta seja completamente compreendida e dominada .

Valente (2009) afirma que as tecnologias digitais, como a internet, as câmeras, o vídeo e os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano das crianças da Educação Infantil, que demonstram facilidade em lidar com essas tecnologias, mesmo sem serem formalmente ensinadas, jáque nasceram imersos nesse universo e são nativas desse mundo. No momento em que as crianças escolheram o tema de pesquisa “caranguejo”, elegendo as questões norteadoras do estudo, começamos a listar possíveis atividades a serem desenvolvidas. Nessa lista, incluímos a produção de um vídeo, sem definirmos previamente o formato/gênero dessa produção audiovisual.

Diante destas ferramentas éimportante que a educação, sem desprezar suas raízes construídas pela educação tradicional durante séculos, atue sobre o presente com uma visão positiva voltada para o futuro, sem desprezar as ferramentas tradicionais. É preciso que haja coragem de poder ultrapassar essa barreira, e aproveitar os benefícios oferecidos à partir dessa revolução tecnológico.
Para isso é necessário criar um métodoinovador no processo de aprendizagem, fazendo uso das novas tecnologias . É necessário desenvolver uma mediação pedagógica que possibilite a interatividade entre o sujeito do processo e despertando o gosto pelo saber. O professor passa a ser mediador, motivador, um parceiro na construção da aprendizagem, juntamente com os materiais, com as tecnologias, as técnicas, os colegas e asociedade em geral. Todos tem que estar envolvidos para que haja sucesso no processo ensino aprendizagem.
A escolha dos recursos didáticos é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que a escola busque alternativas que assegurem aos educandos a simplificação do processo promovendo a atualização constante da escola e dos docentes.
A produção de vídeos é umaalternativa contribuir na formação escolar dos alunos , pois a tecnologia é algo do própria vivencia dessa geração atual. Mas o precisa estar preparado para saber usar os recursos ,os quais irão contribuir significativamente no desenvolvimento dos educandos .

Ao desenvolverem um produto (vídeo), as crianças estarão exercendo o papel de produtoras de mídia, assim como deconsumidoras atentas e críticas. Encarados como formas de arte e consequentemente de linguagem, os audiovisuais podem servir como importante meio de promover a expressividade do alunado, seja através da oralidade, da performance corporal e/ou demais formas de manifestação utilizadas para comunicar. Em outras palavras, implica considerar a natureza multifacetada da produção de vídeo. Cordeiro & Almeida, p.204(2012).

É nesse sentido que este trabalho sobre a produção de vídeo no processo educacional pretende contribuir para essa reflexão,fundamental à comunidade de ensino. Para entrar em sintonia com às radicais mudanças sociais que geram um novo tipo de pessoa ,é necessário incorporar novas tecnologias e as novas formas de expressão.

É uma necessidade do nosso tempo a buscapela utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o ensino, tais como celulares e câmeras de vídeo, como estratégia para tornar o ensino mais agradável, superando possíveis dificuldades assentadas entre o ensino marcadamente tradicional e a dinâmica atual para se gerar e obter informação e conhecimento. Revista Tecnologias na Educação, p.2(2013)

Em geral, o audiovisual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de vídeo resenha
  • Produção de Cinema e Video Persuation
  • Criação, Produção cinema e video
  • Técnico em Produção de Audio e Video
  • Dicas Producao Videos
  • Noçoes Basicas para a produção de um video institucional
  • Produção textual do Vídeo: Imaginário Postinari
  • AT.PEGP.02. LEITURA, VÍDEO E PRODUÇÃO TEXTUAL.doc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!