Produção de texto

Páginas: 16 (3777 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC -EAD
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUES/ INGLES

DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR “JOSÉ NOGUEIRA DE AGUIAR”

JOSILEIA ALVES GOMES

ESPERANTINA-PI
JUNHO /2012

JOSILEIA ALVES GOMES

DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR “JOSÉ NOGUEIRA DE AGUIAR”Artigo apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC –Ead para o curso de licenciatura plena em Letras Português/Inglês, como pré-requisito para obtenção do título de graduada em Letras Português/Inglês, sob a orientação do Prof: Fernando Silva Sirqueira

ESPERANTINA-PI
JUNHO /2012
DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR “JOSÉ NOGUEIRA DEAGUIAR”


Josileia Alves Gomes
Orientador: Fernando Silva Sirqueira

RESUMO
A pesquisa objetivou-se estudar, em alunos apontados como com dificuldade na aquisição da escrita, as suas causas. Hipotetizou-se que taisdificuldades eram apresentadas por falta de habilidades que antecedem essa aquisição. Para isso fez-se estudos bibliográficos, fundamentados no pressuposto histórico e cultural, de autores renomados que abordam este tema. Para lidar com as dificuldades da escrita em sala de aula, deve-se ter consciência de que essa dificuldade está ligada ao desenvolvimento das habilidades na escrita perceptíveis pelasalterações ou erros na sintaxe, estruturação, pontuação de frases ou na organização dos parágrafos enfim nas habilidades necessárias na composição de um texto. A compreensão da linguagem escrita é efetuada, primeiramente, por meio da linguagem falada; mas essa via é reduzida, abreviada, e a linguagem falada desaparece como elo intermediário. A linguagem escrita adquire o caráter de simbolismodireto, passando a ser percebida da mesma maneira que a linguagem falada. A linguagem escrita e a capacidade de ler transformam o desenvolvimento cultural do homem, por meio delas podemos tomar ciência de tudo que os gênios da humanidade criarem no universo da escrita.

Palavras-chaves: Dificuldade. Leitura. Aprendizagem. Compreensão.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem comoobjetivo abordar aspectos que fazem parte da dificuldade de produção de texto no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, em especial, do Ensino Médio, em que os alunos já estão num processo considerado de alfabetizados. É uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.
As habilidades deprodução e entendimento são essenciais e dão suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Escrever um texto parece ser sempre a maior dificuldade enfrentada nas salas de aula de todos os níveis de ensino. É na habilidade de produção de texto e leitura do próprio texto que se produz o que possibilitam o aluno compreender não só as tarefas em língua portuguesa, e sim, outras disciplinas.Na verdade, o aluno compreende não apenas o contexto escolar, mas o contexto de sua própria vida e do mundo contemporâneo.
Produzir textos e ler são as habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seumundo e os aspectos que o compõem. Estudantes dos ensinos fundamental e médio não se cansam de repetir o quanto lhes é difícil o exercício da produção escrita.
Professores, por sua vez, também se queixam da qualidade dos textos de seus alunos. No entanto, mais importante que a simples constatação desses problemas parece-nos ser a identificação de suas raízes e descobrir o que elas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de texto
  • Produçao de texto
  • Produção de texto
  • PRODUÇAO DE TEXTO
  • Produção de texto
  • Produção de textos
  • producao de texto
  • Produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!