Produção de texto cientifico

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014



UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMPRESARIAL








PRODUÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO











MANAUS-AM
2014



UNIVERSIDADE NILTON LINS

Débora Gomes da Silva
Emerson Melo Cruz
Janderson Menezes
Leandro Alberth de Oliveira
Lucas Assunção
Michele Cristina Nazário



PRODUÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICOMANAUS-AM
2014
INTRODUÇÃO
Para se produzir um bom texto é preciso que antes se conheça quais os elementos necessários, para que as ideias fiquem com sentido ao ponto de estabelecer uma relação comunicativa entre autor e o leitor. Existem fatores indispensáveis  a composição de um texto, que se relacionam com o material conceitual e linguístico.
COERÊNCIA TEXTUAL
Aconstrução de textos deve ser feita de maneira compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele. Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementostem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico compreensível.
Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou porquebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é mais bem capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.
A falta de coerência em um texto é facilmentedetectada por um falante da língua, mas não é tão simples notá-la quando é você quem escreve. A coerência é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica.
Quando o entendimento de determinado texto é comprometido, imediatamente alguém pode afirmar que ele está incoerente. Na maioria das vezes esta pessoa está certa ao fazer esta afirmação, mas não podemos achar que as dificuldadesde organização das ideias se resumem à coerência ou a coesão. É certo que elas facilitam bastante esse processo, mas não são suficientes para resolver todos os problemas. O que nos resta é nos atualizarmos constantemente para podermos ter um maior domínio do processo de produção textual.

COESÃO TEXTUAL
O termo coesão significa união íntima da parte de um todo, é a forma como você une um texto.Um bom texto é aquele produzido com a organização de palavra que se unem adequadamente, um ás outras. Assim, os termos vão formando orações e as orações vão construir períodos, os períodos formarão um parágrafo, e em fim a organização entre parágrafos formarão um texto.
Para deixar um texto coeso, usamos alguns recursos/elementos de coesão, que são palavras que estabelecem relações entre ostermos de uma frase, ou entre as próprias frases, ou entre um parágrafo e outro. Vejamos alguns desses recursos.
Coesão por Referência: São aquelas que não têm um significado por si mesmo, na coesão por referência ‘’há total identidade entre o item de referência e o item pressuposto’’.
Coesão por Substituição: Ocorre quando um item é colocado no lugar de outro, e um recurso que evita a repetição deum termo em particular.
Coesão Sequencial: Como indica o próprio nome, é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto, esse tipo de coesão é feito através de palavras de transição.
TEXTO E TEXTUALIDADE
Texto conjunto palavras encadeadas formando um sentido ou conceito; mensagem que pretende passar um conceito feita com qualquer linguagem (imagem, cinema, artes plásticas, etc); as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática e Produção de Textos Científicos
  • Pratica e Produção de textos cientificos PPTC
  • Textos cientificos
  • Texto Cientifico
  • texto cientifico
  • Textos científicos
  • Texto cientifico
  • Texto científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!