Produção de Soja

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Produção de soja no Brasil

A soja é, no Brasil, um dos principais itens da produção agrícola, sendo o país o segundo maior produtor mundial, movimentando em sua cadeia produtiva de agronegócio, no ano de 2002, entre trinta e cinquenta bilhões de dólares. Os cerrados nordestinos são uma das regiões que mais crescem em tal setor (longitudes a oeste da Caatinga, transição entre esta e a partenordestina da Amazônia).
Sua introdução deu-se no ano de 1882, pelo professor da Escola de Agronomia da Bahia em Cruz das Almas, Gustavo Dutra, a partir de matrizes estadunidenses. Em 1891 sua adaptação, com matrizes semelhantes às usadas por Dutra, foi experimentada pelo Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo, resultando, uma década mais tarde, na primeira distribuição de sementes. Nesteano de 1901 tem notícia da primeira plantação ocorrida no país, no Rio Grande do Sul.

A produção da soja até 1941 era quase totalmente destinada à forragem animal, sendo que neste ano ocorre a mudança para a produção de grãos e farelo, que foi se desenvolvendo cada vez mais até a quase extinção do plantio para os fins originais.

No ano de 1973 ocorreu uma cheia no Rio Mississipi, nos EstadosUnidos da América, criando a oportunidade para o empresário Olacyr de Moraes inaugurar uma nova fronteira agrícola no país, através do cultivo da soja no cerrado do Centro-Oeste. Tornou-se este pioneiro o maior produtor individual do mundo, o que lhe valeu o título na imprensa de "Rei da Soja"

No ano de 2003 o país teve uma produção de cinquenta e dois milhões de toneladas, o que correspondeu a26,8% da produção do mundo.

Na safra 2007/2008 a produção foi 60,1 milhões de toneladas, superada apenas pela estadunidense; a previsão de colheita para a safra 2008/2009 foi de 64 milhões de toneladas.

Os maiores produtores brasileiros são norte do Mato Grosso, Paraná e Goiás, respectivamente com produções em 2004-2006, de quinze, nove e seis milhões de toneladas.

Em 2009, o Brasil foio segundo maior exportador de soja do mundo.

As exportações brasileiras do complexo soja (grão, farelo e óleo) evoluíram de US$ 4,2 bilhões em 2000 para US$ 17,2 bilhões em 2009, segundo dados da OMC, o que assinala o principal incremento de um produto nas exportações agrícolas do período.

Um dos principais desafios dos produtores é o Custo Brasil, ocasionado pelo centralismo (já que oproduto devia ser escoado por portos mais próximos dos seus produtores, facilitando e barateando o frete com menos desperdícios de caminhões em péssimas estradas). Segundo levantamento da Abimaq, de cada dez sacas de soja, cinco são perdidas em estradas degragadas a cada viagem até o Porto de Santos.

A soja (Glycine max (L.) Merrill) que hoje é cultivada mundo afora, é muito diferente dos ancestraisque lhe deram origem: espécies de plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. Sua importância na dieta alimentar da antiga civilizaçãochinesa era tal, que a soja, juntamente com o trigo, o arroz, o centeio e o milheto, era considerada um grão sagrado, com direito a cerimoniais ritualísticos na época da semeadura e da colheita.


Apesar de conhecida e explorada no Oriente há mais de cinco mil anos (é reconhecida como uma das mais antigas plantas cultivadas do Planeta), o Ocidente ignorou o seu cultivo até a segunda década do séculovinte, quando os Estados Unidos (EUA) iniciaram sua exploração comercial (primeiro como forrageira e, posteriormente, como grão). Em 1940, no auge do seu cultivo como forrageira, foram cultivados, nesse país, cerca de dois milhões de hectares com tal propósito.

A partir de 1941, a área cultivada para grãos superou a cultivada para forragem, cujo cultivo declinou rapidamente, até desaparecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de Soja
  • Biossegurança risco na produção de soja
  • Farelo de soja: caracteristicas e produção
  • SOJA NA PRODUÇÃO ANIMAL
  • custo de produçao da soja em 2012
  • Produção e comercio de soja nos eua
  • produção sementes de soja
  • CUSTOS DE PRODUÇÃO DA SOJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!