Produção de Seringueira

Páginas: 19 (4522 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DR. LUIZ CÉSAR COUTO - QUATÁ
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA







CULTIVO E RENDIMENTO ECONÔMICO DA
SERINGUEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO






Autor: ALESSANDRA REGINA DA SILVA
ALEX CARLOS APOLINARIO
INGRID PREVELATO
JOYCE FERNANDA BARRETO OLIVEIRA












Trabalho apresentado como exigência parcialpara Conclusão do Curso Técnico em Agropecuária.







Quatá - SP
Dezembro/2013.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DR. LUIZ CÉSAR COUTO - QUATÁ
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA






CULTIVO E RENDIMENTO ECONÔMICO DA
SERINGUEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO






Autor: ALESSANDRA REGINA DA SILVA
ALEX CARLOS APOLINARIO
INGRID PREVELATO
JOYCE FERNANDABARRETO OLIVEIRA








Orientador: Wagner Reis
Co-orientador: Bruno Correia Brito





Trabalho apresentado como exigência parcial para Conclusão do Curso Técnico em Agropecuária.








Quatá - SP
Dezembro/2013.
ÍNDICE








RESUMO

Seringueira é uma árvore que apresenta características únicas, é uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo e clima, elaé quem produz a seiva onde é extraído o látex. Originária da Amazônia se espalhou por todos estados, e hoje tem sido cultivada por muitos produtores, principalmente no estado de São Paulo. São exigidas algumas técnicas para produzir a seringueira, e também é necessário tempo e dinheiro para conseguir o rendimento econômico desejado. Existem várias variedades de mudas, cada uma com característicasdiferentes e indicadas para determinadas regiões. Alguns equipamentos específicos são necessários para fazer a retirada do látex onde é encaixado no tronco e fazer a extração. O plantio é feito na época das águas e existem algumas indicações de espaçamento e coveamento, mas que não são termos obrigatórios, porém é necessário para se ter um bosque padronizado e também fazer a adubação correta. Háalgumas pragas que prejudicam a Seringueira como Mandarová, Mosca Branca e Pararama e pode reduzir o rendimento da seringueira durante o seu ciclo. Por mais que há um grande tempo de espera para a planta produzir, se tem um bom rendimento econômico e no estado de São Paulo a heveícultura tem sido muito cultivada sendo e estado com maior produção de borracha.

Palavras-Chave: Técnicas,equipamentos, rendimento, produção e economia.

1. INTRODUÇÃO
A seringueira (Hevea brasiliensis), também chamada árvore-da-borracha, é uma árvore da família das Euphorbiaceae. Apresentam folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve, e, de seu látex se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que podeservir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas. O trabalhador que retira o látex da seringueira chama-se seringueiro. A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a regiãoamazônica. A espécie foi introduzida no estado da Bahia, no Brasil, por volta de 1906. O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio quando grandes hortos foram plantados por ingleses, para fins de exploração, no continente africano tropical, na Malásia e no Sri Lanca (FERREIRA,1986).
Segundo Ortolani, (1988), citado por Recanto das Aves (s.d.) a árvore é uma planta de clima tropical emborademonstre excepcionais condições de rusticidade e de capacidade de adaptação a grande número de padrões climáticos e edáficos. Temperaturas médias anuais de 20º C têm sido adotadas como um índice limite mínimo para o cultivo de seringueira. A variável evapotranspiração real (ER) anual igual a 900 mm também pode ser utilizada. Na instalação do seringal, cuidados especiais devem ser tomados com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seringueira
  • seringueira
  • A Seringueira
  • Seringueiras
  • seringueira
  • seringueira
  • Seringueira
  • seringueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!