Produção de sabão

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1 – INTRODUÇÃO

O sabão é o primeiro produto químico com finalidade de limpeza conhecido pelo homem.
O sabão já é conhecido ao menos há 2.300 anos. Segundo Plínio, o Velho, os fenícios já preparavam o sabão a partir do sebo de cabras e cinzas de madeira por volta do ano 600 a.C. e era às vezes usado como um artigo de escambo com os gauleses.
O sabão era amplamente conhecido por todoo Império Romano, mas não se sabe ao certo se os romanos aprenderam o uso do produto com os povos antigos do Mediterrâneo, ou com o povo celta. Este último, o povo celta, produzia sabão a partir de gorduras animais e de cinzas de plantas, e chamavam o produto pelo nome de saipo, da qual deriva a palavra sabão.
A importância do sabão como produto de limpeza não foi reconhecido a não ser a partirdo séc. II d.C., quando o médico grego Galeno fez menção ao sabão como sendo um medicamento que servia para a limpeza do corpo. As escrituras atribuídas ao sábio árabe do séc. VIII Jabir ibn Hayyan (também conhecido pelo nome latino Geber) menciona repetidamente o sabão como agente de limpeza.
Na Europa, durante a Idade Média, a produção de sabão se concentrou inicialmente em Marselha (França),depois em Gênova (Itália) e então em Veneza (Itália). Embora tenham se implantado algumas fábricas de sabão na Alemanha, naquela época a substância era tão pouco usada na Europa Central que uma caixa de sabão apresentada à Duquesa de Jühlich, em 1549, causou grande sucesso. Mesmo ainda em 1672, quando o alemão A. Leo enviou à Lady von Schleinitz uma encomenda contendo sabão da Itália, seguia emanexo uma descrição detalhada de como usar aquele misterioso produto.
As primeiras fábricas de sabão surgiram na Inglaterra no final do séc. XII, em Bristol. Nos séc. XIII e XIV, surgiu uma pequena comunidade de fábricas nos arredores de Cheapside, em Londres. Naquela época, os artesãos produtores de sabão tinham que pagar um imposto por todo sabão produzido. Somente a partir de 1853 esse impostofoi abolido, sacrificando ao Estado britânico um valor acima de um milhão de libras esterlinas.
O sabão se tornou tão corriqueiro no séc. XIX que Justus von Liebig, um químico alemão, declarou que a quantidade de sabão consumida por um país era uma medida exata de sua riqueza e civilização.
Até antes da década de 1940, a maioria dos sabões era fabricada por uma reação química conhecida comoreação de saponificação, descrita pela seguinte equação química (Figura 1):

[pic]
Figura 1: Formação do sabão a partir da gordura vegetal/animal.

A partir da década de 1940, porém, houve um rápido aumento da demanda por detergentes sintéticos. Contudo, hoje em dia ainda há uma grande demanda por sabões e sabonetes, principalmente voltados para a higiene pessoal e limpeza doméstica em geral.2 – OBJETIVOS


O principal objetivo do Projeto Integrador é realizar um trabalho teórico e experimental, utilizando os conteúdos das disciplinas do semestre, para estimular habilidades e competências do futuro profissional, estabelecidas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de engenharia,como: projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia química.
O Projeto Integrador também tem por objetivo introduzir o aluno na pesquisa científica e desenvolver habilidades para organizar trabalhos escritos e apresentações orais, facilitando a estruturação e a defesa do Trabalho de Curso.Nesta etapa do Projeto Integrador o trabalho apresentará um fluxograma geral do processo de produção de sabão com descrição de equipamentos e operações unitárias e um fluxograma do processo desenvolvido em laboratório.
































































3 – MATERIAIS E MÉTODOS


3.1 – Matéria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de sabão
  • Produção de sabão
  • Produção de sabão
  • Produção de sabão
  • Produção de Sabão
  • Relatório
  • REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO SABÃO
  • Relatório- Produção de sabão caseiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!