Produção de papel e celulose

Páginas: 16 (3912 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE
Aluno: Cheyene Padilha de Paula Pereira
Orientador: Profª Hellen Cunha
Curso Técnico em Química




Resumo



Este artigo tem como objetivo descrever o processo de produção do papel e celulose, focando desde preparação da matéria-prima até o seu produto final, ou seja, o papel. Sabemos que o papel é feito a partir da madeira, da qual são extraídas fibras decelulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais, através de processos mecânicos as toras de madeira são descascadas e cortadas na forma de cavacos, esse cavacos são despejados dentro de digestores contínuos juntamente com uma solução de licor branco, para a retirada da lignina da polpa da celulose. O que pouca gente sabe é que nem sempre foi desse jeito. O papel foi inventado naChina no século II, mais durante mais de 1500 anos a matéria-prima mais comum para fazê-lo não era a madeira, mas sim fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos e trapos a partir do século 15, o consumo do papel aumentou muito e o mundo percebeu que não havia roupa velha que chegasse para publicar livros, revistas, ….Alguns reis da Europa tentaram inclusive limitar o comércio de trapos,temendo ficar sem papel, apesar de o francês René Antoine de Réaumour ter dado a ideia de usar fibras extraídas da madeira em 1719, foi só a partir de 1850 que diversos inventores, como o alemão Friedrich Keller, o inglês Hugh Burgess e o americano Benjamin Tilghman, tornaram isso viável. Hoje, com métodos avançados, é possível aproveitar até 98% da madeira de uma árvore numa fábrica de papel, usandoa casca e outras partes antes descartadas, como combustível para o próprio processo industrial. Na essência, porém, o método de fabricação ainda é o mesmo, desde sua invenção pelos chineses.


Palavras-chave: Celulose. Produção da Celulose. História do Papel. Produção do Papel.

1 INTRODUÇÃO
Com a evolução da sociedade e das diversas áreas de atividades, houve um aumento na demanda de papel e umaausência de matéria-prima. Assim as técnicas de produção de papel foram melhoradas, fazendo com que houvesse uma redução nos custos de produção, tornando o produto final cada vez mais barato e acessível. O setor de celulose e papel é muito competitivo no Brasil, fazendo com que tenha um padrão de qualidade como um dos melhores do mundo, exercendo num mercado mundial e extremamente ativo. Aprodução de papel industrial usa duas espécies de árvores cultivadas em larga escala: o pinheiro (Pinus) e o eucalipto (Eucalyptus) ambos de origem tanto da Europa quanto da Austrália. Para se produzir 1 tonelada de papel são necessárias em média 24 árvores, a quantidade e a qualidade do papel vão determinar o tipo de madeira e de planta que será utilizada.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico
Desde os temposremotos o homem manifesta seu desejo de representar através de figuras ou desenhos a sua evolução. Para isto, utilizaram-se inicialmente de parede de cavernas, superfícies lisa de rochas, folhas de plantas, enfim, o que a natureza tivesse a oferecer. Com o tempo, desenvolvendo o raciocínio, o homem passou a preparar seu próprio suporte para representações gráficas, inicialmente com o barro cozido,logo passando para tecidos, depois papiros e pergaminhos. (MORENO, et al.s.d.)
A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram escritas em tabuletasde pedra ou argila, a forma mais primitiva da escrita era a cuneiforme. Escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios na Mesopotâmia, no início era especialmente pictográfica, o que significa que os objetos e ideias eram representados por desenhos semelhantes ao seu aspecto e significado. Com um instrumento de madeira as inscrições eram aplicadas em peças úmidas de argila que depois de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico Produção papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
  • Produção mais limpa em empresa de papel e celulose
  • Impactos ambiente da produção de papel e celulose
  • PAPEL E CELULOSE: CONCEITOS, PRODUÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS.
  • Papel e Celulose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!