Produção de comprimidos

Páginas: 37 (9095 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2012
1 ) INTRODUÇÃO:

Pretendendo se encontrar uma origem remota para a preparação dos comprimidos farmacêuticos (FFSO), em 1843 foi elaborada, pela primeira vez, esta forma farmacêutica. Com efeito, em 8 de Dezembro de 1843 BROCKEDON registrou na Inglaterra, seu país de origem, uma patente para a obtenção de “pílula de grafite por compressão entre duas punções”, a que deu o nome de tabloids. Apatente de uma técnica de produção para solidificar um pó granulado sob pressão em uma massa sólida abriu as portas para a produção de comprimidos em uma mais larga escala. (LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001)
Um marco no surgimento da indústria farmacêutica pode ser considerado no dia 13 de março de 1877, quando os irmãos farmacêuticos Wyeth registraram nos Estados Unidos uma “compressedtablet”,comprimidos fabricados na máquina inventada por BROCKEDON, em 1943 ,na Inglaterra. (AULTON, M. E. 2005)
No Brasil o aparecimento de especialidades farmacêuticas nacionais, apregoados pelos farmacêuticos ou preparadas nas embrionárias indústrias no fundo das boticas e a incipiente importação de medicamentos através de agentes, representantes ou concessionários, impulsionaram a indústria nacional.(LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001).
Segundo LACHMAN; LIEBERMAN; KANIG, 2001, algumas das vantagens de se produzir sólidos orais seria pelo fato de ser uma forma farmacêutica inviolável, porém, as cápsulas já podem ser alteradas as suas quantidades de substâncias, sendo assim violáveis, apresentam o menor custo comparativamente às outras formas farmacêuticas orais, são os mais leves e compactos, quandocomparados a todas as formas farmacêuticas orais,são normalmente formas farmacêuticas fáceis e baratas de se embalar, podem ser produzidos mais facilmente em grande escala, do que qualquer outra forma oral unitária e permitem a obtenção de perfis de dissolução especiais, tais como, os comprimidos gastro-resistente ou de liberação retardada.
Em 1771 já havia notícias de um envolvimento açucarado,executado sobre as pílulas vermífugas, porém só em 1837 que houve patenteamento de um processo de revestimento de pílulas com açúcar. Em 1940 ainda não encontram modificações substanciais, no que diz respeito à técnica de revestimento de comprimidos, em relação ao processo inicialmente usado. Assim com o passar dos anos, verificou-se que uma drageificação de qualidade em grande escala poderia serfeita mais rapidamente em bacias de revestimentos, na época algumas empresas farmacêuticas que inicialmente se estabeleceram nos Estados Unidos, produziam em larga escala as pílulas revestidas. Durante 75 anos o processo de revestimento praticamente permaneceu inalterado.
Em 1953 foi introduzida uma alteração importante no revestimento de comprimidos, o equipamento modificado permitia o revestimentopor suspensão de materiais numa corrente de ar.
Assim o processo de revestimento conseguiu melhorar as suas funções como, mascarar sabor e odor desagradáveis, redução da ação irritante ou emética, permitir, dependendo do revestimento, que o comprimido resista à ação do suco gástrico, atuando somente no ponto desejado do trato digestivo, obtendo uma biodisponibilidade programada, melhorar oaspecto do comprimido, pois a cor de alguns fármacos e até mesmo de alguns excipientes não é agradável,facilitar a administração, pois proporcionam uma superfície mais lisa e deslizante,identificar o medicamento;proteção química e física, protegendo os componentes das ações de luz,umidade e agentes atmosféricos, incorporar outro fármaco ou adjuvante na fórmula do revestimento para evitarincompatibilidades ou proporcionar uma liberação do fármaco em fases,impedir a formação de pó, facilitando no processo de embalagem.
Desta maneira, o presente trabalho tem por objetivo conceituar as fases de produção das farmacêuticas sólidas orais (FFSO) como pesagem, mistura compressão, encapsulamento e revestimento, dando ênfase no processo de revestimento, apresentando assim os principais tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de ar comprimido
  • Produção de ar comprimido
  • Elementos de produção de ar comprimido
  • Tecnologias existentes durante o desenvolvimento e produção dos comprimidos.
  • Comprimidos
  • comprimido
  • Comprimidos
  • comprimidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!