PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E PASTOS DE Brachiaria brizantha cv. Xaraés SOB ALTURAS DE DESFOLHA

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E PASTOS DE Brachiaria brizantha cv. Xaraés SOB ALTURAS DE DESFOLHA
BEEF CATTLE PRODUCTION AND PASTURES OF Brachiaria brizantha cv. Xaraés UNDER HEIGTHS OF DEFOLIATION

Renan Lucas Miorin1; Marco Aurélio Alves de Freitas Barbosa2; Letícia Maria de Castro3; Rondineli Pavezzi Barbero3; Valdir de Almeida Foltran1; Ricardo Caetano Evangelista1; Juan Carlos HenaoZambrano3
1 Graduando em Zootecnia, UEL, Londrina – PR
2 Professor do Departamento de Zootecnia, UEL, Londrina – PR
3 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina – PR

Resumo:
As estratégias de manejo do pasto, em relação a altura tem papel fundamental na produção de carne de qualidade e com lucratividade. Por isso a importância de um trabalho que enfoquecritérios de manejo, bem como desempenho animal dentro das alturas, condicionando o comportamento ingestivo, refletindo na intensidade de pastejo seletivo do mesmo. O objetivo deste trabalho foi encontrar a altura de manejo do capim Xaraés, onde possa ser mais sustentável, e apresente um melhor desempenho animal e ganho por área, melhorando o sistema produtivo. O experimento foi conduzido na Fazenda 46,localizada no município de Cidade Gaúcha, Paraná. A área experimental foi de 12 hectares, onde foi dividida em 12 piquetes com um hectare cada. Foram avaliadas a produção de carne bovina, em quatro alturas do pasto, sob lotação contínua com taxa de lotação variável, com alturas pretendidas do pasto de 15, 30, 45 e 60 cm, com 3 repetições cada, sendo bovinos da raça Nelore com 300 Kg de PV em médiaà entrada no experimento. O número fixo de animais por piquete foi de três (testers), além de reguladores de altura, quando necessário. Os animais foram pesados a cada 28 dias, após 12 horas de jejum, para mensuração do ganho de peso vivo e ganho médio diário, estimando o desempenho em kgPV/ha/dia e kgPV/ha/ano. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com esquema de parcelassubdivididas com três repetições. A melhor altura foi encontrada entre 30 a 45 cm.
Palavras-chave: Ganho de peso, Ganho médio diário, manejo de pastagem, MG-5.

Introdução:
O Brasil tem um efetivo de 205.292 milhões de cabeça, onde é considerado o principal exportador mundial de carne, estando como segundo maior produtor e apresentando ainda um aumento no efetivo nacional comparado com os anosanteriores (IBGE, 2009).
Mas um dos problemas que limitam essa melhoria é a degradação das pastagens, pois este afeta diretamente a sustentabilidade do sistema, onde poucos produtores estão recuperando essas áreas, ou mesmo estão preocupados com o problema (KICHEL, 1999).
Para melhorar esse aspecto, primeiramente é imprescindível utilizar uma pastagem que se adapte bem ao local e que possaapresentar uma produção com qualidade. O capim Xaraés se encaixa perfeitamente neste quesito, onde apresenta alta produtividade, especialmente de folhas, rápida rebrota e florescimento tardio. Além de ter um bom valor nutritivo e alta capacidade de suporte. (VALLE, 2004).
A altura ideal do dossel para condições ótimas de pastejo ainda necessita de mais estudos. Onde dependendo da estrutura do pasto, édeterminado o desempenho animal dentro da área, pois condiciona o comportamento ingestivo, refletindo na intensidade de pastejo seletivo do mesmo (GOMIDE, 2001).
As estratégias de manejo do pasto, em relação à altura tem papel fundamental na produção de carne de qualidade e com lucratividade. Por isso a importância de um trabalho que enfoque critérios de manejo, bem como desempenho animal dentro dasalturas.

Material e Métodos:
O experimento foi conduzido na Fazenda 46, latitude 23º 23’ e longitude 52º 56’ localizado no município de Cidade Gaúcha, Paraná, com 550 m de altitude.
A área experimental compreende 12 hectares, com relevo suave-ondulado, a qual foi dividida em 12 piquetes de um hectare cada. Foi avaliada a produção de carne bovina, em pastagem de Brachiaria brizantha cv....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AMBIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE A PASTO
  • Efeito de resíduo ruminal em atributos químicos do solo, produção e qualidade de matéria seca de brachiaria...
  • Características estruturais e agronômicas da Brachiaria brizantha cv. Xaraés submetida a doses de nitrogênio1
  • Produção de Biomassa e composição química de pastagens consorciadas de Brachiaria brizantha cv. Marandu com o Stylozanthes...
  • Produção de bovino de corte no Brasil
  • produçao de bovinos de corte
  • Produção de bovinos de corte em confinamento
  • Brachiaria brizantha cv. MG-5 Vitória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!