PRODUÇÃO DE BIOGÁS POR MEIO DE BIODIGESTOR

Páginas: 14 (3271 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

PRODUÇÃO DE BIOGÁS POR MEIO DO BIODIGESTOR


Resumo: O presente artigo apresenta um estudo sobre a produção de biogás a partir de matéria orgânica, como frutas, legumes e palha seca, considerando o volume de biodigestor caseiro. O objetivo do trabalho foi mostrar a produção de biogás dentro do sistema, avaliando as variações de pressão dentro da câmara. Avaliaram-se também as vantagenseconômicas e viabilidade da gerar energias renováveis. O biodigestor foi alimentado com 6L de matéria orgânica e este volume produziu 0,115m3 de metano em 30 dias. Do estudo, conclui-se que este tipo de biodigestor apresenta uma ótima alternativa de energia limpa, por se tratar de um recurso renovável, econômico e que contribui para o controle ambiental.
Palavras-Chaves: biogás, biodigestor,metano.
1. Introdução
A energia sempre foi reconhecida como a base do desenvolvimento das civilizações. Conforme relata Arrudaet al. (2002), as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis, conhecidas também como energia limpa, como exemplo a energia solar, eólica, biomassa, e a hídrica, que obtêm respostas da natureza em períodos relativamente curtos de tempo e as não renováveis, tambémchamadas sujas, pois a utilização das mesmas gera uma grande carga de poluentes e consequente degradação ambiental, o qual é visível e notório do ponto de vista social, econômico e humano, conforme descreve Arruda et al. (2002).
As energias renováveis vêm ganhando força nos últimos tempos, favorecendo, assim, seu desenvolvimento, disseminação e aplicação. As energias renováveis têm se tornado umaalternativa totalmente viável para a atual situação em que o mundo se encontra, com as crises de petróleo nos países produtores, grande fragilidade do sistema de hidroelétricas, usinas nucleares e outras formas de energia suja.
Segundo Mano, Pacheco e Bonelli (2010), a produção de energia a partir da biomassa tende a crescer, pois utiliza, como matéria-prima, resíduos que seriam destinados aodescarte, sendo assim, um método econômico e sustentável. A biomassa pode ser encontrada em três classes, sendo elas; sólida, líquida e gasosa e os dejetos animais são os melhores materiais para os biodigestores, pelo fato de já saírem de seus intestinos carregados de bactérias anaeróbias.
Arruda et al. (2002) conclui que a fermentação desta biomassa em reatores anaeróbicos apresenta umaexcelente alternativa de energia limpa, pois além de reduzir a taxa da poluição e contaminação do ciclo, promove a geração de biogás, utilizado como fonte de energia térmica, mecânica e elétrica, permitindo ainda a utilização do resíduo final como biofertilizante.
Sendo assim, existem diversos motivos para utilizar biodigestores na produção de energia, como exemplo reduzir a carga de matéria orgânicalançada no meio ambiente, diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) na atmosfera, mostrar o melhor aproveitamento de restos de natureza orgânica e, principalmente, oferecer um melhor destino a estes materiais. Além disso, existem fatores como conscientizara população sobre os impactos ambientais ocorridos por causa da emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosferaeressaltar a importância da preservação de rios e afluentes.
O objetivo do presente trabalho é mostrar o processo de produção de biogás como intuito de comprovar a viabilidade da geração de energia limpa a partir da decomposição de matéria orgânica. Este procedimento se fará possível por meio da construção do protótipo de um biodigestor de baixo custo e pequeno porte, ideal para utilização em pequenaescala.
2. Revisão Bibliográfica
O biogás é o gás produzido pela digestão anaeróbica de compostos orgânicos, feita por microorganismos. Isto é possível quando o sistema obedece às condições de temperatura, pH, umidade e disponibilidade de nutrientes. O biogás é composto por: metano, 50 – 69%; dióxido de carbono, 31 – 35%; traços de sulfeto de hidrogênio e ácidos voláteis (como ácido acético),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de Biodigestores para produção de biogás e biofertilizantes no meio rural
  • Biodigestão
  • Biomassa, Biogás, Biodigestores
  • Produção de Biogás
  • Produção de biogás
  • Biodigestores- o biogás como geração de energia elétrica
  • Biogás e meio ambiente
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE DEJETOS DE COELHOS EM SISTEMA PILOTO DE BIODIGESTOR...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!