Produção de beterraba em ambiente protegido

Páginas: 9 (2013 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO



A beterraba é descendente de uma planta marinha originária do Mediterrâneo e das regiões do Atlântico Norte, na Europa e África do Norte, e foi primeiramente descoberta pelos romanos. A beterraba, da forma como a conhecemos hoje, só veio a ter esse formato arredondado e de cor avermelhada a partir do século XVII. A cor da beterraba vem da combinação de dois tipos depigmentos: betacianina (vermelho) e betaxanatina (amarelo). Porém, atualmente existem beterrabas de cores variadas,como amarelo-ouro e listrada de diversas cores.

A beterraba pode ser consumida crua, cozida e em conservas. É também empregada como fonte natural de corantes, utilizada em sopas desidratadas, iogurtes e molhos. Em outros países, existem pesquisas para desenvolver cultivares paraprodução de álcool combustível, por fermentação.

Nas diversas regiões do Brasil, a utilização de ambiente protegido, principalmente para a produção de plantas ornamentais e hortícolas, tem aumentado consideravelmente, devido às vantagens relacionadas à maior proteção quanto aos fenômenos climáticos, como geadas, excesso de chuvas, queda acentuada de temperatura durante a noite, proteção dosolo contra a lixiviação e redução dos custos com fertilizantes e defensivos. Além disso, as colheitas nesses ambientes excedem ostensivamente às que se obtêm a céu aberto.

Quando se compara o cultivo em ambiente protegido com o cultivo a céu aberto, verifica-se que a evapotranspiração é geralmente menor no interior do ambiente protegido do que externamente, atribuindo-se, basicamente, à parcialopacidade da cobertura plástica e à redução da ação dos ventos, que são os principais fatores da demanda evaporativa da atmosfera. Embora a temperatura e a umidade relativa do ar, em alguns momentos, podem atingir valores maiores no interior do ambiente protegido, com estreita dependência com as condições meteorológicas. Em geral, a evapotranspiração no interior do ambiente protegido fica emtorno de 60-80% da verificada no exterior .



1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Beterraba

A espécie Beta vulgaris, conhecida popularmente como beterraba, é uma hortaliça tuberosa, e pertence a família das Quenopodiáceas (mesma da acelga eespinafre). Originou-se em regiões européias e norte africanas de clima temperado a beterraba é descendente de uma plantamarinha originária do Mediterrâneo e dasregiões do Atlântico Norte, na Europa e África do Norte, e foi primeiramente descoberta pelos romanos. A beterraba, da forma como a conhecemos hoje, só veio a ter esse formato arredondado e de cor avermelhada a partir do século 17. A cor da beterraba vem da combinação de dois tipos de pigmentos: betacianina(vermelho) e betaxanatina (amarelo). Porém, atualmente existem beterrabas de coresvariadas,como amarelo-ouro e listradas de diversas cores.

São três os tipos de beterrabas existentes: beterraba hortícola, beterraba açucareira, e beterraba forrageira. No Brasil, somente a beterraba hortícola/vermelha é cultivada comercialmente. A beterraba açucareira e forrageira são produzidas na Europa e Estados Unidos. a beterraba pode ser consumida crua,cozida e em conservas. É tambémempregada como fonte natural de corantes, utilizada em sopas desidratadas, iogurtes e molhos. Em outros países, existem pesquisas para desenvolver cultivares para produção de álcool combustível, por fermentação

A beterraba é uma dicotiledônea bienal, exige um período de frio intenso para passar à etapa reprodutiva do ciclo, quando ocorre a emissão do pendão floral com 60 a 100 cm, com flores eminflorescência tipo espiga ramificada, aglomeradas em grupos de 2-5. Produz glomérulos – aglomerados de frutos, com consistência corticosa,medindo 4 mm de diâmetro - que são chamados “sementes” e, são utilizados na propagação.Na etapa vegetativa, há o desenvolvimento de folhas alongadas, ao redor de um caule diminuto e da parte tuberosa, o hipocótilo intumescido (parte comestível).

As flores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambientes protegidos
  • ambientes de produção
  • Cultivo protegido de tomate tipo “Carmem” em ambiente controlado
  • Resumo Produção e Extração de Sacarose da Beterraba Sacarina
  • A Produção de Jornais do Ambiente Escolar
  • PRODUÇÃO X MEIO AMBIENTE
  • a producao escrita no ambiente escolar
  • Determinação do lote de produção em ambientes lean

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!