Produção de as inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente

Páginas: 7 (1749 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
aprendizagem

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JANAÍNA DOS REIS
KELLEM
PATRÍCIA SOUSA RIBEIRO

AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E

IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

CURITIBA

2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

JANAÍNA DOS REIS
KELLEM
PATRÍCIA SOUSA RIBEIRO

AS INIVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E IMPLECAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTEProdução de Aprendizagem
Apresentada à UTA de Didática, no
Curso de Pedagogia A Distância da
Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local:
Centro Associado:

CURITIBA
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR
E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE1 – QUESTÃO INDIVIDUALINTRODUÇAÕ

O presente PA tem como objetivo fazer uma revisão teórica e reflexiva das inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente.
Através da mesma, podemos ampliar conhecimentos necessários para nossa formação acadêmica.
A presente PA articula os conteúdos de quatro disciplinas estudadas durante esta UTA: Currículo Escolar,Didática, Formação docente, pesquisa e prática profissional- Magistério Nível Médio/ Projeto da Escola.
Nela, são caracterizadas as tendências pedagógicas da prática Escolar: tradicional, escola nova, tecnicista, crítica e pós-crítica.
São abordados os principais pontos históricos da formação docente no Brasil e como eram organizados os primeiros cursos de magistério / normal NívelMédio e sua necessidade na atualidade.
É apresentada uma breve história da didática no Brasil, situando momentos históricos que tiveram uma importância significativa na construção da área, sobretudo em seus princípios fundamentais.
Tudo isto com base nos estudos realizados, da leitura das referências relacionadas ao tema desta PA.

AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSSOR EIMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Podemos facilmente identificar as principais características do currículo tradicional.
O aluno recebe as informações do professor, que lhe transmite um conhecimento previamente sistematizado cuidando para que não haja nenhuma alteração do conteúdo. De forma que, o aluno aprenda exatamente tudo àquilo que os alunos anteriores aprenderam semalterações; mesmo que não tenha tanta importância para o seu contexto social.
Esse tipo de ensino caracteriza-se pela preocupação da transmissão do conteúdo em um determinado espaço de tempo. Tendo também como preocupação a quantidade e variedade de informações passadas aos alunos durante o ano letivo.
O tipo de avaliação usada no método tradicional de ensino é feita através deinterrogatórios orais provas e trabalhos sem abrir espaço para o pensamento reflexivo do aluno.
Já na escola nova o conhecimento toma novo sentido. Nesse contexto o aluno está em constante aprendizagem, pois há uma preocupação em criar condições apropriadas para as atividades voltadas para ele.
O professor por sua vez deve sair da rotina e da transmissão de um conteúdo sistematizado epassar a desafiar seus alunos através de investigações e pesquisas que o levarão ao exercício da observação, sendo sempre o seu tutor e orientador.Não lhe fornecendo respostas.
A partir daí surgiu o lema de que o professor leva o aluno a aprender à aprender.
Cabe ao aluno, observar, comparar, investigar, experimentar, analisar e etc.Sua atividade deve estar voltada para apesquisa, dando essencial importância para o trabalho em equipe.
A interação entre os membros de um grupo é muito importante para o desenvolvimento do aluno. No grupo são compartilhadas idéias informações e responsabilidades.
O rendimento dos alunos é avaliado através de apresentações espontâneas qualificadas pelo professor e de avaliações somáticas.
Na teoria tecnicista o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!