Produção de argamassa com bomba de projeção

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Produção de argamassa com bomba de projeção | Engenharia Civil
No Brasil, os revestimentos à base de argamassa, industrializada ou não, são aplicados, em geral, de forma manual. Trata-se de uma etapa em que a qualidade e produtividade do revestimento dependem bastante da mão-de-obra, apresentando alta variabilidade e altos índices de perdas. Muitas vezes, torna-se um gargalo da obra. A produçãode revestimentos de fachada muitas vezes é um gargalo na produção da edificação, refletindo-se no prazo de execução.
Para melhorar o desempenho da produção, as empresas adotaram o uso de projetores mecânicos. Porém ainda é necessário avaliar o desempenho do sistema de produção como um todo e não apenas do equipamento.
Bombas de argamassa
As bombas de argamassa (figura 1) são utilizadas notransporte e aplicação mecanizados de argamassa para a produção de revestimento. Elas conduzem o material sob pressão do tanque da bomba até a pistola, por um mangote, e o compressor de ar projeta a argamassa.
Há bombas de argamassa em uso em Salvador, Curitiba e Brasília. Também estão sendo testadas por construtoras de Porto Alegre. Mas existe também no mercado um equipamento mais simples, o projetorcom recipiente acoplado (canequinha), mais conhecido em São Paulo. O pequeno recipiente é abastecido pelo operário no estoque de argamassa fresca, sendo necessário parar a projeção para recarregá-lo. A argamassa é projetada em forma de spray por orifícios.
Bomba e projetor com canequinha são dois modos de projetar argamassa, com diferentes graus de dificuldade, benefícios e produtividade.Tipos de argamassa
A escolha da argamassa para aplicação mecânica deve considerar as características do equipamento de projeção e do compressor de forma conjunta. A argamassa para bombas possui características especiais para evitar o entupimento do mangote e a reflexão do material. A bombeabilidade é influenciada por características da pasta aglomerante (como teor e tipo), pela quantidade de arincorporado e por características dos agregados (como granulometria, textura e morfologia). Em função do grande controle necessário à produção da argamassa, na sua produção, é comum as empresas preferirem argamassa industrializada.
Já a argamassa empregada na canequinha de projeção pode ser industrializada ou produzida em obra. No entanto, deve ter características que impeçam o entupimento doprojetor e a reflexão do material. A possibilidade de usar argamassa produzida em obra pode ser uma vantagem desse sistema, porém é muito dependente da mão-de-obra.
Desempenho dos sistemas com bomba
O desempenho de sistemas de produção de revestimento com bomba foi avaliado e comparado ao de sistemas convencionais em dois estudos realizados pelo Norie/UFRGS com apoio da Comunidade da Construção dePorto Alegre. Os dados completos desses estudos podem ser encontrados nas dissertações de mestrado de Paravisi (2008) e Costa (2005).
n Perdas de materiais no processo de produção
Um dos argumentos favoráveis ao uso de sistemas com projeção mecânica de argamassa é que apresentam menores índices de perdas que os sistemas convencionais. De fato, as duas empresas em estudo que utilizavam bomba eargamassa industrializada em sacos para a produção de revestimento de fachada obtiveram baixos índices de perdas de argamassa (medidos em relação ao volume) ao longo do fluxo do material: 9,1% na empresa “E” e 31,1% na “V”. Por outro lado, um sistema convencional com aplicação manual de argamassa industrializada em sacos, que foi utilizado na mesma obra da empresa “V”, teve 88,6% de perdas, e outrasoito empresas que também empregaram sistemas convencionais registraram perdas médias entre 47% e 68%. Portanto, a redução nas perdas de argamassa foi um aspecto positivo dos sistemas com bomba.
n Qualidade do revestimento nas empresas avaliadas
Embora a aplicação mecânica de argamassa tenha potencial para gerar melhorias na qualidade do revestimento, principalmente quanto à resistência, aderência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de argamassa com bomba de projeção
  • Producao da argamassa em laboratorio
  • produçao da bomba de neutrons
  • Projeção
  • Projeçao
  • Estudo comparativo dos métodos de produção de argamassas de revestimento utilizados em obras do município de...
  • Projeção
  • Argamassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!