Produção de aprendizagem infancia e ludicidade

Páginas: 19 (4564 palavras) Publicado: 24 de junho de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
VALQUIRIA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCIPLINAS CURSADAS: Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-Juvenil; Ludicidade; Educação Infantil Fundamentos; Educação Infantil Metodologia/
Procedimentos; Pesquisa e Prática Profissional – Educ. Infantil.

BAURU
2009

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
VALQUIRIASILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Produção de Aprendizagem apresentada à UTA
Infância e Ludicidade, no Curso de Pedagogia à
Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Nanci de Fátima Souza Freitas.
Centro Associado: Bauru

BAURU
2009

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 PRÁTICA PEDAGOGICA INFANTIL.....................................................................05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................21
REFERÊNCIAS..........................................................................................................22
APÊNDICE 1 – QUESTÃOINDIVIDUAL...................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade abordar as políticas desenvolvidas ao longo da história da regulamentação da Educação Infantil no Brasil; juntamente com as concepções de infância, as funções e as praticas de educar e cuidar; a importância da brincadeira, planejamento, organização do espaço e tempo para a pratica pedagógica.Apresentamos também neste trabalho um plano de aula para ser desenvolvido na Educação Infantil com o objetivo de formar leitores, usando atividades lúdicas. Finalizamos os temas deixando a nossa opinião de como pode ser tratada a pratica pedagógica, favorecendo e valorizando o crescimento e desenvolvimento da criança.

2. PRINCIPAIS PONTOS DO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASILQUANTO ÀS POLITICAS PÚBLICAS E CONCEITO DE INFÂNCIA

A arte de educar e de cuidar de crianças são características da raça humana e sempre se fez presente nas diferentes sociedades. No Brasil o processo de educação da criança na primeira infância – Educação Infantil, embora tenha mais de um século de história, apresenta ao longo de sua história concepções divergente sobre a sua finalidadesocial. Grande parte dessas Instituições de Educação infantil, financiadas ou mantidas pelo Governo, nasceram com características assistencialistas, com o objetivo de atender crianças de baixa renda, filhos de mães que precisassem trabalhar, atuando de forma a compesar as supostas faltas e carências das crianças e suas famílias. É preciso destacar que é objetivo proclamado a defesa do direito de todasas crianças à educação infantil, já que apenas algumas crianças filhas de mulheres trabalhadoras, tendo tido acesso a esses serviços, permanecendo a concepção de que as vagas nas creches públicas devem ser preenchidas pelas crianças, cujas mães trabalham fora e ganham pouco; as vagas, portanto permanecem apenas como direito das mulheres trabalhadoras que têm filhos e não dascrianças.
Alguns fatos da realidade da Educação Infantil no Brasil chamam a atenção, como a falta de formar profissionalmente a pessoa que iria atuar nesse campo de Educação; o educador era visto como um jardineiro, um condutor de crianças, aquele que guiava; como a “tia” substituta da mãe, pessoa adequada para o trabalho feminino de cuidar de crianças pequenas, vista não como profissional,mas como uma “meia mãe”, alguém que entende de interesses e necessidades das crianças; as virtudes e não as palavras se constituíam na sua máxima preparação, onde deveriam ter caráter e moral inabaláveis.
Um dos tipos de educação à faixa etária de zero a seis anos na década de 60, foram os Centros de Recreação, uma solução intermediaria oferecida que deveriam apresentar as seguintes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infância e ludicidade
  • Infancia e ludicidade
  • Infância e Ludicidade
  • Ludicidade e Infancia
  • infancia e ludicidade
  • infancia e ludicidade
  • Infancia e ludicidade
  • Infãncia e Ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!