Produção de aprendizagem historicidade

Páginas: 16 (3987 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

ANDRÉA DE PAULA PADILHA FERREIRA (RU 540798)
VANIA CASTILHO (RU 570681)

“AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS PRA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLAGO INTERLECTUAL E COMPRESSNÃO DO CONTEXTO ESCOLAR”

Metodologia do Ensino de História
Metodologia do Ensino de Geografia
Metodologia do Ensino de Arte
Pesquisa e PráticaProfissional – Ensino Fundamental

CANOINHAS
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

ANDRÉA DE PAULA PADILHA FERREIRA (RU 540798)
VANIA CASTILHO (RU 570681)

“AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS PRA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLAGO INTERLECTUAL E COMPRESSNÃO DO CONTEXTO ESCOLAR”

Produção de AprendizagemApresentada à UTA de Historicidade, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Elaine Cristina Gritens
Centro Associado: Canoinhas

CANOINHAS
2010

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. ASAULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALOGOS INTERCULTURAL E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.........................................................04
2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.............................05
2.2 A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTA I.........................09
2.3 A DISCIPLINA DE ARTE NOENSINO FUNDAMENTAL....................................10
2.4 DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA; REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE...12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................14REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

.

1. INTRODUÇÃO.

O referente trabalho tem como tema “As aulas de Historia, Geografia e Artes no Ensino Fundamental I: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão de contexto escolar ”.
Tem como objetivo mostrar que devemos ser mais dinâmicos e adaptar-se ao ensino de hoje, tendo como base o modo tradicional, mas usar de criatividade paraalcançarmos um resultado mais significativo no processo de ensino-aprendizagem.
A construção de diálogos interculturais nos desafia a reconhecer que as diferenças não apenas culturais, estão cada vez mais presente no cotidiano escolar, e temos que encontrar novas estratégias de adaptação e desenvolvimento de nossas aulas, para que possamos estar formando indivíduos responsáveis e conscientes dosdireitos e deveres que devem exercer como cidadãos.
Este trabalho de Produção de Aprendizagem tem a importância de estarmos revendo novas praticas de docência, levantando questões que exploram nosso conhecimento dentro das disciplinas estudadas para nossa formação.
O trabalho está desenvolvido da seguinte maneira: Introdução, As aulas de Historia,Geografia e Arte no Ensino FundamentalI: Espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar, A disciplina de Historia no Ensino Fundamental, A disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, A disciplina de Arte no Ensino Fundamental, Diversidade cultural na sala de aula: reflexões sobre a pratica pedagógicas no ensino de Historia,Geografia e Arte, Considerações finais e Referencias.

2. AS AULAS DEHISTÓRIA , GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E
COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Encontramos uma escola formada por vários elementos, sendo religioso, político, econômico ou social. Nosso país é um grande território onde a uma população numerosa, com grande quantidade de descendentes de várias partes do mundo, a diversidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de aprendizagem (pa) – historicidade, no curso de pedagogia
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao e aprendizagem
  • Produção de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!