produção assexuada das bactérias

Páginas: 2 (258 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
A reprodução assexuada das bactérias

As bactérias são procarióticas. Não têm, portanto, envoltório nuclear; seu material genético é constituído por um único filamentocromossômico circular. Não realizam mitose, como fazem os eucariontes.

Quando as bactérias se dividem, realizam a replicação de seu cromossomo, de modo que a bactéria fica com doisfilamentos cromossômicos circulares idênticos; depois disso, cada cromossomo fica em uma extremidade diferente da célula e, finalmente, ocorre a divisão do citoplasma da bactéria.Assim, formam-se duas bactérias menores, cada qual com um filamento cromossômico.
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, osindivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação.

Organismosoriundos a partir desse processo são tidos como clones. Uma forma de multiplicação repetitiva, tendo como princípio: sucessivas divisões mitóticas ou mecanismo de bipartição, tambémchamada de divisão binária ou cissiparidade, processos de brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

A divisão mitótica é um recurso utilizado por eucariotos unicelularese multicelulares, originando dois descendentes com a mesma bagagem genética, porém com diferença volumétrica do citoplasma.
Transdução: Na transdução, moléculas de DNA sãotransferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores. Estes, ao se formar, podem eventualmente incluir pedaços de DNA da bactéria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectaroutra bactéria, o vírus que leva bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactéria sobreviver à infecção viral, pode passar a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura de bactérias/leveduras e produção de pão
  • As bactérias projetadas para produção de álcool combustível: cenário atual
  • Reprodução assexuada
  • BACTERIA
  • Bacterias
  • As bacterias
  • bacteria
  • bacterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!