Produção Única

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS


ALUNO




COMO ESTAR SENDO REALIDADO O PROCESSO DE ESNSINO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO NOSSO COTIDIANO?




Dissertação apresentada no curso de Matemática da Faculdade Ages no 2º período a noite como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial das disciplinas: Didática, Maurício Ramonnd; Matemática Financeira, EdibertoCelestino; Teoria dos Números e conjuntos, Tarciso Éder; História e Lógica Matemática, Jorge Araújo e Prática I, Gilmar. Sob a orientação da professora Amanda Maria Rabello.





Paripiranga Bahia
Novembro 2013
Como podemos fazer para que nossos discentes tenham uma aprendizagem significativa? Na pesquisa realizada em campo pelos Alunos da Faculdade Ages, observou-se o comportamentoapresentado por dois professores graduados na área, e a relação professor e aluno em sala de aula. Podendo destacar que infelizmente existem professores que usam de meios mecânicos para ensinar, sendo, esse meio muito desestimulante para os discentes, pois, percebe-se que há um desgaste físico e mental não somente da parte do profissional como do educando.
É importante abordar que uma boaaula depende também de um bom professor, esse, não deve utilizar de meios mecânicos para o ensino, mas, buscar novos meios para que se tenha uma aprendizagem significativa e prazerosa, sendo uns destes a questão da dinâmica, joguinhos, ou seja, fazer com que os alunos se interagam entre si. Buscando inovar, para isso é necessário que haja uma quebra de protocolo mostrando para os aprendiz que épossível dar uma boa aula de matemática fora de sala.
O professor deve ter o domínio do conteúdo, isso sim que faz toda a diferença em na vida do educando, pois, o mesmo que domina o conteúdo da disciplina pode-se utilizar da línguagem do assunto que na maioria das vezes são complexas e converter-se na linguagem do aluno para facilitar a relação professor x aluno. A escola atualmente sedepara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixandopara trás o ensino tradicional.
Consideramos, em primeiro lugar, que o processo de ensino , objetivo da Didática não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula. O trabalho do docente é uma das modalidades especificas da pratica educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Para compreendemos a importância do ensino na formação humana, é preciso considerá-lo noconjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade.
Segundo Comenius, Didática significa a arte ou técnica de ensinar, então, se o educador pegar “o espirito da coisa” e entender como deve ser aplicada essa arte ou técnica de ensino, sem dúvidas, tornaria uma aula mais prazerosa e significativa no processo. A Didática é o principal ramo de estudos da pedagogia. Ela investiga osfuncionamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
É normal para um educador inexperiente passar por situações que muitas das vezes leve ao desanimo, visto que o professor faz o planejamento e na hora de aplica o que se planejou os discentes mostram desinteresse pelos estudos. O professor nessa concepção é o mediador, que proporciona vários meios de aprendizagem, caminhajunto, e interfere nas horas necessárias. É verdade que muitos profissionais manifestam tendência e gosto pela profissão, assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho profissional.
Em muitas escolas, principalmente da rede pública, as aulas estão sendo lecionadas como se o aluno fosse um ser vazio, na qual, o professor deposita sua bagagem de conhecimento e somente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção única
  • produçao unica
  • Produção Unica
  • Produção única (P U )
  • Única
  • Museu UNICA
  • moeda única
  • Unica toca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!