Produção única (P U )

Páginas: 12 (2815 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Seu José é um empresário da pequena cidade de Tobias Barreto. Este senhor é o proprietário de uma pequena fábrica e loja de confecções. Porém, seu José, assim como a sua família, que dividem as atividades neste contexto de produção, da mesma forma que muitos outros pequenos empresários ou trabalhadores que fazem parte do modo de produção capitalista, sofrem com as relações desequilibradas edesiguais deste sistema, que não proporciona condições de crescimento e mobilidade para todos.
Como será que provavelmente alguns sociólogos olharia este caso de seu José empresário de Tobias Barretos Sergipe? é importante dizer que existe um conceito criado por Mills chamado “pensamento sociológico” que praticamente todos os cientistas sociais usaram em suas obras. Segundo Mills a imaginaçãosociológica é; “aprender a pensar de maneira sociológica – olhar, em outras palavras, o quadro mais amplo – significa cultivar a nossa imaginação, estudar sociologia não é apenas um processo rotineiro de adquirir o conhecimento (MILLS, 1970), a imaginação sociológica se dá a partir do olhar para um “fato social” também criado pelo sociólogo Emile Durkheim, isso acontece quando ao olhar para um atosocial como, por exemplo, o caso de José sofrer tanto em sua pequena empresa, Mills não tomaria para sí, aquelas ações de José como algo comum e normal, ele usaria a imaginação sociológica para por peso e significados, ele veria aquele ato para além daquela atitude, buscando fundamentos antropológicas, históricas, multidisciplinar, para entender de maneira crítica reflexiva o porque de todospequenos empresários sofrerem tanto com relações desequilibradas e desiguais do sistema capitalista. Mills provavelmente usaria para ilustra esse caso, como veio a existir o capital, e como era o comercio antes e depois do capital, no início não havia moeda, praticava-se o chamado escambo, o ato da simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor, (REVISTA: “AS MUITAS FACES DAMOEDA” DO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL). O comercio era bem mais comunitário, e com as transformações históricas, a evolução do comercio veio também o capital o que chamamos de dinheiro. Quando o sistema capitalista entrou em ação, as coisas do passado foi mudando bruscamente, o individualismo foi se tornando mais forte, enquanto a coletividade foi perdendo forças, o capital virou garantia depoder. Essa é uma das vertentes, a onde Mills poderia cultivar em sua mente.
Quando o ser humano fala algo, ele não é parcial do que está pronunciando. Por Emile Durkheim ser sociólogo e também biólogo, certamente em suas teses há uma ideologia voltada para ciências da Natureza. A época que ele estava vivendo, existia uma forte corrente do cientificismo, assim como na historiografia havia variascorrentes historiográficas cada uma com proposta de cientificidade, dentre elas a que se assemelhava com o pensamento sociológico de Durkheim foi o positivismo, que tratava a história como uma ciência exata. O positivismo foi a corrente do pensamento que dominou a Europa no século XX e se espelhou por todos os continentes, tendo como seu principal teórico Augusto Comte. Entre 1830 e 1842 Comtepublicou a obra curso de “filosofia positiva”, fazendo um resumo da história das ciências físicas e biológicas e concluiu que o pensamento humano passara por três estágios: o teológico, o meta físico e o positivo ou cientifico. Durkheim tomava posse de suas teses como verdade absoluta, característica do positivismo. “o positivismo tende profundamente, por sua natureza, a consolidar a ordem pública,pelo desenvolvimento de uma sábia ressignificação” ( DURKHEIM, 1977, apud LOPES, 2002, p. 20).
Nós vemos o pensamento de Emile baseado no positivismo quando ele se preocupa com questões de estatísticas demográficas. Ele fez uma pesquisa para medir o numero em suma de suicídio, tentou mostrar que as causas do auto-extermínio têm fundamento social e não individual. Descreveu três tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção Unica
  • Produção única
  • produçao unica
  • Produção Unica
  • Produção Única
  • P. U EDUCAÇAO FISICA
  • mu p au no seu c u
  • como usar p o r q u e

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!