prodtextoindividual2semestre

1538 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 O METANO NA ATMOSFERA 3
2.2 HIDROGÊNIO 4
2.3 SURGIMENTO DE ORGANISMO HIPOTÉTICO COM ESPECIALIZAÇÃO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
Esta Produção de Texto foi baseada nas hipóteses apresentada nas aulas de Diversidade Biológica, e o estudo de Citologia norteou-nos sobre o funcionamento celular, composição, estrutura e importância para a vida.
Segundo a Teoria Celular, proposta pelo Botânico alemão Mathias Jakob Scheiden e pelo Zoólogo também alemão Theodor Schwann, em meados do século XIX, a célula é a unidade fundamental da vida, sendo assim, tudo o que se considera vivo é composto e estruturado por células, seja por trilhões delas ou por apenas uma. Acredita-se que o primeiro ser vivo possa ter surgido a aproximadamente 4 bilhões de anos atrás. Naquela época a atmosfera era muito diferente da qual existe hoje. Era rica em gás metano, vapores d’água, amônia, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. O oxigênio livre apareceu muito tempo depois graças à atividade fotossintética.
Uma das Teorias mais aceita pelos cientistas, a da evolução química, propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de organelas especializadas no metabolismo, com a capacidade de duplicação, formando tecidos, órgãos e finalmente evoluindo a seres vivos com sistemas mais complexos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.
E é nesse ambiente primitivo descrito que cogitamos a hipótese de existir um ser vivo procarionte, heterotrófico, que contenha em seu citoplasma uma organela capaz de digerir o metano.
2DESENVOLVIMENTO
2.1 O METANO NA ATMOSFERA
O metano (CH4) é o hidrocarboneto mais abundante na atmosfera terrestre. Sua concentração passou a ser medida sistematicamente na década de 70

Relacionados