Prodpurçoãod dueç mãuod a ds dee mcaunadfaístsu lda ecu lctiavandaasf í..s. tula cultivadas em latossolo vermelho

8746 palavras 35 páginas
PRODUÇÃO DE canafístula cultivadas ... Produção de mudas de MUDAS DE CANAFÍSTULA CULTIVADAS EM LATOSSOLO VERMELHO 87 AMARELO ÁLICO EM RESPOSTA A MACRONUTRIENTES Cezar Augusto Fonseca e Cruz1, Haroldo Nogueira de Paiva2, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da Cunha3, Júlio César Lima Neves4 (recebido: 4 de agosto de 2009; aceito: 28 de outubro de 2011)
RESUMO: Peltophorum dubium (canafístula) é uma espécie de rápido crescimento, rusticidade e ótima para uso em reflorestamentos mistos de áreas degradadas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de doses de N, P, K, Ca, Mg e S sobre crescimento e índices de qualidade de mudas e determinar a dose recomendada dos mesmos para estabelecer um adequado programa de adubação. No trabalho, conduzido em casa de vegetação, foi utilizado Latossolo Vermelho Amarelo álico como substrato. Delimitou-se o experimento por meio de matriz baconiana, avaliando-se três doses dos seis macronutrientes e dois tratamentos adicionais, um com doses de referência e outro sem adição de nutrientes. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Verificou-se, por meio de análise dos contrastes ortogonais, resposta significativa de todas as variáveis estudadas à aplicação dos macronutrientes, exceto para a relação H/D. Os nutrientes que mais surtiram efeitos significativos foram o P e o N, sendo recomendada dose de 540 mg/ dm3 de P e 50 mg/dm3 de N. Não foi verificada resposta à aplicação de K, Ca, Mg e S, para a maioria das características avaliadas, o que indica que a espécie tem baixo requerimento por esses nutrientes. Palavras-chave: Nutrição de plantas, características morfológicas, Peltophorum dubium.

PRODUCTION OF CANAFÍSTULA SEEDLINGS CULTIVATED IN RED-YELLOW ALIC LATOSOL IN RESPONSE TO MACRONUTRIENTS
ABSTRACT: Peltophorum dubium (canafístula) is a fast-growing, rustic species excellent for use in combined reforestation of degraded areas. The objective of this study was to evaluate the effect of doses of N, P,

Relacionados