PRODIA NASCER FELIZ

318 palavras 2 páginas
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES - FAZAG
CURSO DE PEDAGOGIA/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LINGUAGEM E METODOS UNIVERSITÁRIOS

DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade social e seu processo de formação.

Ana Paula Mota, Cristina Lopes, Maria das Graças Brito e Valdeir Santos.
Alunos do Curso de Pedagogia e Ciências Contábeis, 1º Semestre, FAZAG, 2014.

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo.
A forma de desenvolvimento adotado, precário e desigual, proporcionava o enriquecimento apenas dos que estavam no comando. A desigualdade e consequentemente a pobreza, sempre presentes no decorrer da história, agravam-se e apresentam-se com novas características a partir do processo de industrialização e com o surgimento do capitalismo:
Dentre os fatores estruturais que interferem nessa situação, podemos citar: a ausência de mecanismos de distribuição de rendas através de uma estrutura tributária progressiva, falta de um amplo processo de reforma agrária, investimento em políticas sociais básicas e democratização do acesso ao poder político... (COSTA, 2005, p. 179 e 180).

A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.

BIBLIOGRAFIA

COSTA, L. C. da. Pobreza, Desigualdade e Exclusão Social, in Sociedade e Cidadania desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Ed. UEPG,

Relacionados

  • Resenha dos Filmes Prodia Nascer Feliz e Entre os muros da escola
    1129 palavras | 5 páginas
  • resenha filme pro dia nascer feliz
    371 palavras | 2 páginas