prodesso decisorio

732 palavras 3 páginas
UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CT/DEP/PPGEP – Profª. Maria de Lourdes Barreto Gomes
Disciplina: Engenharia de Métodos – Período 2010.3 F. 1
Aluno: Francismilton Teles

TÍTULO: Gestão da produtividade nas empresas: a aplicação do conceito de Produtividade Sistêmica permite determinar o valor adicionado ao processo produtivo
(MACEDO, Mariano de Matos. Revista FAE Business. Curitiba. v.3. setembro de 2002)

Objetivo do Trabalho:
O artigo apresenta dois objetivos sendo o primeiro indicar e problematizar o conceito de Gestão da produtividade e o segundo é argumentar que o conceito relevante para orientar estes processo é o de produtividade Sistêmica.
Resumo:
O texto apresenta três procedimentos relacionados à gestão da produtividade, sendo eles: i) a medição da produtividade, ii) a identificação e análise dos fatores determinantes dos gargalos de produtividade e por último iii) a definição e aplicação de propostas de superação desses gargalos.
É apresentado que, tradicionalmente, o conceito de produtividade está mais direcionado a Gestão do Processo de Produção do que à Gestão do Processo Produtivo. O Processo Produtivo ultrapassa os limites de Processo de Produção, o qual se restringe aos limites da empresa foco em suas ações operacionais de transformação de matérias-primas em produtos acabados, já o Processo Produtivo contempla os atores a montante e a jusante da cadeia de suprimentos, ou seja, ele extrapola os limites da empresa levando em consideração os inputs através de fornecedores (compras) e outputs através dos processos de relacionamento até o contato com o cliente (vendas).
A Produtividade Sistêmica caracteriza-se por ser uma visão macro do sistema produtivo englobando todos os processos que agregam valor ao produto, tanto em aspectos tangíveis como em aspectos intangíveis.
Nessa metodologia a eficiência da produtividade é calculada levando em consideração as compras, as vendas e os serviços intermediários de suporte. Esta forma de

Relacionados

  • Processos Gerencias
    3185 palavras | 13 páginas
  • Curso de Epistemologia
    46817 palavras | 188 páginas
  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas