Procução Artística Renascentista

1385 palavras 6 páginas
O PERÍODO ARTÍSTICO

O Renascimento foi um momento da historia muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura Greco-romana. Nesse período ocorreram muitos progressos e realizações no campo das artes, literatura e ciências que superaram toda a herança clássica. Manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. Para se lançar ao conhecimento do mundo e às coisas do homem, o movimento renascentista elegia a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado.
O renascimento deu grande privilégio à matemática e às ciências da natureza. A exatidão do cálculo chegou até mesmo a influenciar o projeto estético dos artistas desse período. Desenvolvendo novas técnicas de proporção e perspectiva, a pintura e a escultura renascentista pretendiam se aproximar ao máximo da realidade. Em consequência disso, a riqueza de detalhes e a reprodução fiel do corpo humano formavam alguns dos elementos correntes nas obras do Renascimento.
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases, correspondentes aos séculos XIV ao XVI.
Em referência ao século XIV, o Trecento manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Dante Aliguieri, Bocaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Consigo trouxe o rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval – valorização do individualismo e dos detalhes humanos.
Durante o Quattrocento, que descorreu no século XV, o

Relacionados

  • Relativismo e Ceticismo
    193582 palavras | 775 páginas