Processos e threads

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2012
Introdução

Processos: o conceito mais importante em sistemas operacionais.
Como vários "programas" podem rodar simultaneamente em um computador se ele possui um único processador (ou menosprocessadores ou núcleos – "cores" – do que o número de programas em execução)?
Multiprogramação: o processador é chaveado entre diversos programas dando a cada um algumas dezenas de milissegundos deprocessamento produzindo a ilusão de paralelismo ("pseudo-paralelismo").
Árdua tarefa do sistema operacional: tratamento das múltiplas atividades realizadas em pseudo-paralelismo.
O Modelo de ProcessosTodos os programas que rodam em um computador (o sistema operacional, inclusive) são compostos de um conjunto de processos.
PROCESSO = instância de um programa em execução + seu contexto (formadopor: valores áveis + valores dos registradores do hardware (Program Counter - PC, Stack Pointer - SP) + recursos (lista de arquivos abertos, alarmes pendentes, listas de processos relacionados, etc.)
Umprocesso é essencialmente um contêiner de informações necessárias para executar um programa.
Contexto de Hardware
O contexto de hardware constitui-se, basicamente, do conteúdo deregistradores. Eleé fundamental para a implementação dos sistemas de tempocompartilhado (time-sharing), onde os processos se revezam na utilização do processador, podendo ser interrompidos e, posteriormente,restaurados como senada tivesse acontecido. A troca de um processo por outro na UCP, denominadamudança de contexto, consiste em substituir o contexto de hardware de um processo pelo de outro.
Contexto deSoftware
Ocontexto de software especifica características do processo que vãoinfluir na execução de um programa. Ele define basicamente três grupos deinformações sobre um processo.
Espaço deEndereçamento
O espaço de endereçamento é a área de memória do processo onde o programa será executado, além do espaço para os dados utilizados por ele.Para gerenciar a memória principal, o SO mantém uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos e Threads
  • Processos e Threads
  • processos threads
  • Threads e processos
  • Processos e Threads
  • Processos e Threads
  • Processos e threads
  • Processos e threads

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!