Processos pisicossocias do trabalho

3075 palavras 13 páginas
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Curso de Graduação em Administração
Processos Psicossociais no Trabalho
Turma: 03, 03° Período, 2012.01 semestre
Professor: Shirley
Alunos: Leidiane dos Santos, Jeovane Torres, Alessandra Pereira, Pedro Pena, Leandro Albuquerque.

Petrolina, 06 de Setembro de 2012-10-06

Assédio Moral nas Relações de Trabalho

O que é assédio moral?

Assédio moral ou violência no trabalho é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho. A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-casual com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realiza pela Dra Margarida Barreto. Tema da sua dissertação de mestrado em Psicologia Social foi defendido em 22 de maio de 2000 na PUC/SP, sob o título “Uma jornada de humilhações”.
A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então o tema tem sido presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão em todo o país. O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo.
Em agosto do mesmo ano, foi publicado no Brasil o livro de Marie France Hirigoyen”Harcélement Moral: La violence perverse au quotidien”. O livro foi traduzido pela Editora Bertrand Brasil, com o título: Assédio moral: a violência perversa no cotidiano.
Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados, entre eles, destacamos: São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracem Apólis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas entre outros. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro que desde maio de 2002, condena está prática.

Relacionados