Processos orçamentarios contabeis

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
POC
PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS CONTÁBEIS
BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial

Definição
O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa emum certo período, geralmente de um ano.

Estrutura

Grupos.
O balanço patrimonial é dividido em três grupos principais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
- O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;
- O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;
- O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, ou seja,a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".

Subgrupos

Ativo
Circulante - Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicações de recursos em despesas doexercício seguinte.

Não Circulante - São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos,
Imobilizado e Intangível

Realizável a Longo Prazo - Direitosrealizáveis após o término do exercício subsequente; direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, acionistas, diretores ou participantes no lucro (não constituem negócios usuais).

Investimentos - Recursos aplicados em participações em outras sociedades e em direitos de qualquer natureza que não se destinam à manutenção da atividade da empresa.O conceito principal é que a empresa não deve usar os bens nas suas atividades rotineiras; ações, patentes, obras de arte, imóveis destinados ao arrendamento, imóveis não utilizados.

Imobilizado - Bens e direitos destinados às atividades da empresa; terrenos, edifícios, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, obras em andamento para uso próprio, etc.

Intangível - Sãodireitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

Passivo
Circulante - Obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.

NãoCirculante - obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.

Exigível a Longo Prazo - São as obrigações financeiras para com terceiros. Contas do passivo exigível têm saldos credores.

Resultados não Realizados - Consideram-se não realizados os lucros ou os prejuízos decorrentes de negócios entre asociedade investida e a sociedade investidora. Da mesma forma, consideram-se não realizados os lucros ou os prejuízos decorrentes de negócios entre a sociedade investida e sociedade coligada ou controlada da sociedade investidora.

Patrimônio Liquido.

Capital Social - É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas naempresa.

Reservas de Capital - São contribuições recebidas por proprietários ou de terceiros, que nada têm a ver com as receitas ou ganhos.

Reservas de Lucros - São obtidas pela apropriação de lucros da companhia ou da empresa por vários motivos, por exigência legal, estatutária ou por outras razões.

Ajustes de Avaliação Patrimonial - Devem ser incluídas nessa conta todas as variações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo Orçamentário
  • Processo Orçamentário
  • Processo orcamentario
  • Evolução histórica do processo orçamentário
  • PROCESSO ORÇAMENTÁRIO BRASILEIRO
  • Etapas do processo orçamentário
  • PROCESSO ORÇAMENTARIO HOSPITALAR
  • Etapas do ciclo ou processo orçamentário.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!