Processos mentais em psicologia jurídica

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
PROCESSOS MENTAIS EM PSICOLOGIA JURÍDICA





Ana Paula da Silva lima

Estudante do 1º semestre do curso de direito

Faculdade Anhanguera.





RESUMO

O que ficou claro ao realizar essa pesquisa é que existe uma discussão muito latente entre essas duas ciências. Primeiro a história de ajuda mútua entre essas duas vertentes é muitorecente, sobre tudo aqui no Brasil. Ainda é visto com desconfiança por parte de muitos juristas. Contudo, a Psicologia Jurídica, tem sido cada vez mais utilizada para elucidar muitos casos que são julgados nos tribunais brasileiros. “Só em 2004 foi reconhecido no Brasil, através da Resolução nº 02/04, publicado no Diário da União, em 05/03/2004 (CPF 6ª região, 2004), onde é reconhecido aNeuropsicologia como “a ciência da organização cerebral dos processos mentais humanos”, que tem” como objetivo específico e peculiar investigarem o papel dos sistemas cerebrais individuais nas formas complexas de atividades mentais “(Luria,1981).





Palavras-chave: Discussão, história, ajuda mútua, desconfiança, conceituação, papel.







1- INTRODUÇÃO





A Psicologia e o Direitosão áreas do conhecimento científico voltadas para a compreensão do comportamento humano. Porém, diferem quanto ao seu objeto formal: a Psicologia volta-se ao mundo do ser, e tem como ponto de análise os processos psíquicos conscientes e inconscientes, individuais e sociais que governam a natureza humana; o Direito, por sua vez, volta-se ao mundo do dever ser, e supõe a regularização e legislaçãodos comportamentos humanos (conforme a natureza humana, estudada pela psicologia), em função do que considera certo ou errado para a convivência em sociedade.

A Psicologia Jurídica emergiu quando as realidades fenomenológicas surpreenderam os operadores do Direito na tutela dos interesses de ordem pública, exigindo uma reflexão pacificadora voltada às finalidades sociais. Nos encontros edesencontros hermenêuticos e epistemológicos da atuação profissional, criou-se uma nova especialidade, além das tradicionais Psicologias Escolar, Organizacional e Clínica.

A patologia humana há décadas fornece informações valiosas sobre a relação Celebro – comportamento. Observações feitas a partir de disfunções neurológicas contribuíram para nossa compreensão de aspectos cognitivos – bem antesdo advento da neurociência cognitiva (gazzaniga, 1998).

Para melhor compreender a relação de ajuda que é possível entre essas duas ciências, vamos ao longo dessa pesquisa bibliográfica estabelecer conceitos de cada uma delas e como uma pode de maneira categórica ajudar à outra.































2 – O que é psicologia jurídica?




Apsicologia jurídica é uma forma de disciplina auxiliar do Direito. De outra forma, a psicologia poderia se apresentar como psicologia do direito, psicologia no direito e ou psicologia para o direito.

Trindade ressalta que:

“A Psicologia jurídica trata dos fundamentos psicológicos da justiça e do direito” (Trindade, 2011).

A psicologia jurídica é uma disciplina ainda em construção.Embora ela possa ser encontrada nos filósofos gregos, a psicologia só se desenvolveu a partir do século XX. Então se observa que precisou de um longo caminho histórico para se concretizar entre a psicologia e a psicologia do direito ou jurídica.

Então se pode observar que quando houver dúvida sobre as faculdades mentais de uma pessoa que cometeu um delito, o direito pode solicitar o auxíliode um profissional na área da psicologia jurídica, para ouvir o seu parecer. O psicólogo jurídico deve está apto para atuar no âmbito da justiça considerando as perspectivas psicológicas dos fatos jurídicos, colaborar no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, fornecer subsídios ao processo judicial, além de contribuir para a formulação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • processos mentais em psicologia juridica
  • PSICOLOGIA JURÍDICA Saúde de Mental
  • Psicologia juridica e processos de subjetivação.
  • Psicologia juridica- as funções mentais superiores
  • Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
  • A psicologia gen tica estuda os processos mentais
  • Saude mental e psicologia mental
  • psicologia mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!