Processos gerenciais

Páginas: 15 (3730 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Resiliência combina sete competências humanas
16 de outubro de 2010, 0:50
Na física é a propriedade da matéria voltar ao estado original após algum tipo de deformação. Serve para quem consegue manter ou recuperar a essência emocional, após um trauma ou situação limite.
Por Eduardo Zugaib
Com toques de reality-show, o mundo assistiu ao resgate dos 33 mineiros chilenos, presos após odesabamento de parte das galerias onde trabalhavam. Durante o confinamento, ficou clara a diferença de se ter em uma equipe pessoas que, além da técnica, também se destacam no campo das atitudes.
À somatória de competências de quem consegue manter ou recuperar sua essência emocional, após um trauma ou situação limite, dá-se o nome de resiliência.
Original da física, este termo define a propriedade damatéria voltar ao seu estado original após algum tipo de deformação. Ainda é cedo para avaliar os traumas decorrentes do confinamento dos mineiros, mas temos razões de sobra para afirmar que, pela dimensão do ocorrido, a resiliência foi um dos grandes fatores de sucesso dessa grande história.
O pesquisador George Souza Barbosa, na sua tese de doutorado em Psicologia Clínica, define resiliênciacomo a combinação de sete competências humanas:
A administração das emoções, que é a habilidade de manter a serenidade diante de situações de estresse como uma espécie de termostato, que orienta o comportamento conforme as pistas dadas pelo estado emocional dos outros. Se está muito quente, ele ajuda a esfriar e vice-versa.
Controle de impulsos, que é a capacidade de regular a intensidade dosestímulos nervosos e musculares que, somatizados, tendem a se transformar em desconforto e dor.
Otimismo, que fortalece a crença de que as coisas podem, precisam e devem mudar para melhor, o que nos devolve, ao menos em parte, o poder de decisão tido como perdido.
Análise do ambiente, que ajuda na identificação precisa das causas do problema e da adversidade presente. Um fator racional, que nos motivana busca de lugares mais seguros e de menos risco.
Empatia traduz a capacidade de compreensão das emoções e sentimentos dos outros. Além de um exercício de compaixão, ajuda na tomada de decisões e na escolha de melhores argumentos.
Auto eficácia refere-se à necessidade de sermos eficazes na solução dos próprios problemas, por meio dos recursos de que dispomos, em nós e no ambiente.
Alcançarpessoas refere-se à capacidade de formar fortes redes de apoio, vinculando-se a outros, sem medo do fracasso.
A emocionante história dos mineiros chilenos testemunhada pelo resto do mundo tende a deixar muitas lições no campo do autoconhecimento e da liderança. Quem viver, verá, nas telas do cinema. Ou lerá nos best-sellers que vêm por aí. [Webinsider]

Eduardo Zugaib (falecom ateduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal. Mantém o site Eduardozugaib.


Resiliente, o profissional que lida bem com a pressão
04 de setembro de 2009, 10:48
Ambiente corporativo valoriza profissionais que resistem bem ao estresse. É possíver transformar toda a energia gerada a partir de de um problema e redirecioná-la parauma solução criativa. Você concorda?
Por Leonardo Soares Grapeia
Neste mundo globalizado em que as empresas se relacionam num ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, o estresse é uma realidade observada nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho.
Para atender a essa realidade, as corporações vêm buscando profissionais dotados da capacidade de se adaptar a umambiente conturbado na busca de constantes resultados. Esse profissional é chamado “resiliente”. Mas você sabe o que é isso?
Resiliência é um conceito oriundo da Física, que se refere à propriedade de acumular energia quando exigidos ou submetidos a extrema pressão, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação, como um elástico. O dicionário Aurélio descreve como sendo “a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo gerenciais
  • Processos gerenciais
  • Processos gerenciais
  • Processos Gerenciais
  • Processos Gerenciais
  • PROCESSOS GERENCIAIS
  • processos gerenciais
  • Processos Gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!