processos endógenos de formarção geológica

731 palavras 3 páginas
Processos formadores do relevo

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre, sua formação pode ter duas origens provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
Processos endógenos: são aqueles que acontecem internamente (no interior da crosta terrestre), como o vulcanismo ou o tectonismo.
Processos exógenos: são aqueles que acontecem externamente (na superfície terrestre), como a ação dos ventos, do clima, dos rios, etc.
Ambos contribuem para a formação do relevo. Forças com origens diferentes, mas atuando no mesmo local. É necessário compreender que o tempo é um fator importantíssimo na morfodinâmica (gênese, dinâmica das formas do relevo). Sendo que, dependendo da ação, pode variar aproximadamente:
Morfoestrutura = base ou forma inical da crosta-terrestre: 1 milhão de anos.
Morfoescultura = agentes modeladores da estrutura: 1000 anos
Ação Antrópica = interferência do homem: 20 anos

PROCESSOS ENDÓGENOS Os processos endógenos mais importantes estão relacionados aos movimentos tectônicos - as grandes cadeias de montanhas que deles resultam.
Os tipos de deformação ocasionados pelos movimentos tectônicos podem ser de duas ordens: 1- Epirogênicos = movimentos de subida ou de descida de grandes áreas da crosta terrestre, de modo lento. Caracteriza-se por um reajustamento isostático de áreas denominando assim os movimentos verticais lentos (soerguimento).

2 - Orogênicos = conjunto de processos geológicos que resultam na formação de cadeia de montanha ou de relevo, relacionado com o tectonismo.

Podemos associar a formação de rochas com o relevo: Rochas Intrusivas = formadas no interior da Terra, às quais ao longo de muito tempo podem passar a ser expostas na superfície. Essas rochas possuem idade antiga e seu relevo é suave (pouco modificado). Como exemplo de rocha intrusiva de idade antiga, temos os Crátons. Os crátons são grandes rochas formadas no Pré-Cambriano que

Relacionados