Processos De Obten Ao De H2O DI Relatorio 02 RESUMO

396 palavras 2 páginas
Solubilidade

Introdução Solubilidade, é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra.

Objetivo O objetivo da aula de “Solubilidade” foi entender as alterações na temperatura durante o processo de solubilização e aprender técnicas de solubilização usando reagentes sólidos.

Materiais e Métodos
Materiais
Foram utilizados, Copo Becker (500ml), Proveta (100ml), Bagueta de vidro, Suporte Universal, Chapa Aquecedora, Balança Semi- Analítica,Vidro relógio, Termômetro, Funil, Tubo de Ensaio, Filtro, Haste, Cloreto de sódio (NaCl) e Água (H20) DI.

Métodos
1. Solução aquosa de Nacl: Foi medida a temperatura inicial de 100Ml de H20, após isso, adicionamos 10g de NaCl (com o auxilio da balança analítica) e transferimos a Água (H20) e o NaCl para um Becker, agitando até a total solubilização. Medimos novamente a temperatura e repetimos esse processo por mais 4 vezes, adicionando mais 10g de NaCl a solução.

2. Variação de Temperatura Após o Método 1, utilizamos a solução da etapa anterior, e aquecemos até os 60ºC. Pesamos mais 10g de NaCl e transferimos para a solução aquecida, agitando até a sua total solubilização. Repetimos o processo até que não seja possível a solubilização do NaCl. Então, aquecemos a mistura até 90ºC e adicionamos novamente 10g de NaCl, até que não haja mais solubilização, sempre mantendo a temperatura a 90ºC.

3. Filtração Resfriamos a temperatura e filtramos a mistura de NaCl + H20.

Resultados e Discussões No processo da preparação da solução aquosa de NaCl podemos notar a influência da temperatura na solução, que tinha 20ºC de Temperatura Inicial e observamos que com a adição do NaCl, houve uma queda na temperatura da água, que passou a ser 17ºC.
No processo 2, onde utilizamos a solução anterior (30g/Nacl) e adicionamos mais 10g de NaCl, podemos perceber que mesmo com a temperatura da Chapa Aquecedora a 60ºC, o NaCl não dissolveu. Aumentamos a

Relacionados

  • Engenharia
    46335 palavras | 186 páginas