Processos de Farico

2916 palavras 12 páginas
- Precedido por: refinação, liga e muitas vezes tratamentos térmicos que produzem materiais com as características desejadas. - As classificações das técnicas de fabrico incluem diferentes métodos de fundição, conformação, metalurgia dos pós, soldadura e maquinagem.
- Muitas vezes para a obtenção do produto final têm de ser utilizadas duas ou mais técnicas antes de se obter o produto acabado. - Os métodos a utilizar dependem de vários factores, sendo os mais importantes as propriedades do metal, o tamanho e forma da peça acabada e o custo.

Fabrico de Materiais Metálicos

Conformação

Fundição

Outros

Forja LaminagemExtrusão Trefilagem

Areia Permanente Molde cerâmico Metalurgia dos pós

Cera perdida Soldadura

A estrutura e as propriedades dos metais estão intimamente ligadas com o processo utilizado na produção das peças. Os principais processos de fabrico são a conformação e a fundição.

Por fundição podem ser produzidos vários tipos de lingotes: -Lingotes de grandes dimensões (secção rectangular) para a produção de folha metálica e chapa por laminagem.
-Lingotes para extrusão, para produzir tubos e perfis estruturados. -Lingotes na forma de barras cilíndricas para produzir varões e fios.

Definição- processos que convertem os metais sólidos em produtos úteis para as industrias de transformação e construção. Através destes processos consegue-se:
- obter as formas desejadas
- melhorar as propriedades
- produzir superfícies com acabamentos específicos.
Inclui a forja, laminagem, extrusão, trefilagem, entre outros (estampagem profunda, traccionamento, dobramento e corte).

As operações de conformação mecânica são processos de trabalho dentro da fase plástica do metal

Para

melhor

entender

os

processos

de

conformação

mecânica dos metais é essencial compreender alguns dos fenómenos que ocorrem durante a deformação dos materiais metálicos

Deformação dos materiais

Relacionados

  • Teoria do Fato Juridico
    4357 palavras | 18 páginas
  • As mudanças do còdigo de processo penal de 2008
    18694 palavras | 75 páginas
  • S LVIO DE SALVO VENOSA Direito Civil Volume 4 Responsabilidade Civil 2013
    184315 palavras | 738 páginas