Processos de fabricação

Páginas: 11 (2577 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Lista de Exercícios no 2

Com relação à etapa “desenho da peça fundida”, justificar a adoção das seguintes recomendações técnicas:
a) Estabelecer variação gradual de secções transversais.
RESP. É necessário ao projetar a peça de modo que haja uma variação gradual das diversas secções evitando mudanças bruscas e cantos vivos, pois este será o ponto de menorresistência e propício a fissuras que iniciaram a ruptura da peça.
b) Considerar dimensões mínimas de espessuras de paredes e diâmetros de orifícios.
RESP. Paredes muito finas não se enchem facilmente de metal líquido, proporcionando falhas de preenchimento e em alguns casos ( ligas ), em função da pequena espessura, o metal tende a se resfriar muito rápido ocasionando partes muito mais duras.
c) Preverângulo de saída para permitir a desmoldagem (ângulo de inclinação da superfície externa).
RESP. Uma vez resfriado a peça no molde, é necessário manter um ângulo de 3º para que a peça saia do molde com maior facilidade.
Com relação à etapa “projeto do modelo”, justificar a adoção das seguintes recomendações técnicas:
a) Considerar a contração do material metálico ao solidificar.
RESP. Omodelo deve ser maior, pois o metal ao se resfriar sofre uma contração.
b) Prever sobremetal para usinagem.
RESP. Em função da necessidade do molde ser maior que as medidas desejadas, em função da contração do material ao se resfriar, é necessário que o cálculo de contração seja suficiente para que a peça sofra um acabamento, reduzindo a rugosidade e assim aumentando a vida útil da peca.
c)Estudar adequadamente a divisão do modelo.
RESP. Devem ser feitas de modo a estarem ao mesmo nível sempre que possível. A linha divisória delimita as secções da cavidade superior e inferior do molde. A facilitar dentre outras a desmoldagem e a confecção do próprio molde e até mesmo a fundição.
d) Estudar adequadamente a localização de canais de vazamento.
RESP. Para efetuar um perfeito preenchimentodo modelo, o canal de vazamento é usado para facilitar o escoamento do líquido evitando assim, partes não preenchidas.
e) Prever a colocação de machos.
RESP. Havendo necessidades de pontos ( orifícios ) na peça, a utilização dos machos se fazem necessários de modo a evitar o preenchimento destes pontos pelo líquido. Uma vez resfriado, perceberemos que no ponto onde utilizamos o macho haverá umorifício.
f ) Evitar rebaixos.
RESP. Tem como princípio à facilitar a moldagem.
g.) Considerar o volume de produção.
RESP. Uma vez necessário a fabricação de muitas peças, para este será necessário a fabricação de mais moldes. A utilização de madeira ou ferro, definirá dentre outras o custo e a rapidez pela qual será fabricado os moldes ( em função do desgaste ).
2. Comrelação a confecção de Moldes em Areia, pede-se:
a) Relacionar os componentes básicos, as propriedades e as características gerais, que devem apresentar a areia de fundição.
RESP. Deve apresentar resistência suficiente para suportar o peso do metal líquido; devem suportar a ação erosiva do metal líquido no momento do envasamento; devem gerar a menor quantidade possível de gás, assim evitando a erosãodo molde e a contaminação do metal; ou devem facilitar a fuga dos gases gerados à atmosfera.

b) Relacionar os requisitos de qualidade (como propriedades mecânicas, etc.), construtivos e funcionais, que devem apresentar um molde e a respectiva caixa de moldagem.
RESP. A caixa de moldagem deverá ser constituída de uma estrutura a resistir a compactação da areia na operação de moldagem, assimcomo a pressão do metal líquido. Deverá possuir duas partes ( caixa superior e inferior) a facilitar a desmontagem possuindo pinos de centralização à facilitar a centralização das partes e conseqüentemente a do modelo.
c.) Descrever a etapas necessárias à confecção de um molde.
RESP. O modelo é colocado sobre um estrado de madeira no qual se apóia também a caixa de moldagem; em seguida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao
  • processo de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!