Processos de fabricação

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 22 de junho de 2012
Afiação de ferramentas









Após algum tempo de uso, as ferramentas de corte geralmente se desgastam, apresentando trincas ou deformações na forma e nas propriedades. Devido a este desgaste, as ferramentas ao serem colocadas em trabalho apresentam um rendimento muito ruim e geram problemas como: aquecimento excessivo, aumento do esforço de corte, o acabamento da peça fica ruim eocorre o aumento do tempo de confecção.

Por esses motivos, as ferramentas precisam ser restauradas. As ferramentas de corte requerem, principalmente, afiação.

Em geral, as grandes indústrias têm um setor de afiação de ferramentas para restaurar o contorno e o perfil de corte das ferramentas desgastadas.

Essa operação é feita principalmente por meio de rebolos adequados a cada tipo deferramenta em máquinas denominadas afiadoras de ferramentas.

Nesta aula, você vai estudar noções gerais de afiação de ferramentas de corte.


O que é afiação

Afiação é a operação de dar forma e perfilar arestas de ferramentas novas (última fase do processo de fabricação) e de restaurar o corte ou o perfil de ferramentas desgastadas pelo uso.

A afiação das ferramentas é feita somente nassuperfícies que determinam os ângulos de incidência, de cunha e saída. Os símbolos indicadores de cada um desses ângulos são os seguintes:
 - ângulo de incidência;
 - ângulo de cunha;
 - ângulo de saída.


Classificação das ferramentas de corte

As ferramentas de corte são classificadas em: monocortantes e policortantes. As ferramentas monocortantes têm uma aresta de corte como asferramentas do torno e da plaina. As ferramentas policortantes têm várias arestas de corte. São as fresas, as brocas, os escareadores e as serras.

No caso de afiação de ferramentas por meio de rebolos, é preciso especificar o rebolo adequado ao tipo de material de que foi feita a ferramenta. Geralmente, esses materiais são o aço-carbono, o aço rápido, o metal duro e o sinterizado especial.

Oaço-carbono é usado em máquinas com baixa velocidade de corte, tem baixa dureza e perde rapidamente o poder de corte.

O aço rápido é resistente ao calor e ao desgaste. Antes do aparecimento dos sinterizados, era considerado o material mais adequado para fabricação de ferramentas.

O metal duro é obtido por processo de sinterização. Ele permite a fabricação das ferramentas adequadas a trabalhos emalta velocidade, uma vez que resiste à temperaturas de até 900°C

O sinterizado especial é a última geração de material utilizado para a fabricação de ferramentas. Ele está classificado em dois grupos: pastilhas cerâmicas e superabrasivos sinterizados.

Especificação do rebolo
(quanto ao material da ferramenta a afiar)

Para o aço-carbono e o aço rápido, podemos utilizar o rebolo deóxido de alumínio, para fazer a afiação.

Para o metal duro, devemos utilizar o rebolo de carboneto de silício. É aconselhável o uso de rebolos de diamante para fazer a afiação, a qual pode ser manual ou por meio de máquinas afiadoras.


A afiação
A afiação das ferramentas monocortantes (torno, plaina) pode ser feita manualmente ou em máquinas. Quando manual, o resultado depende da habilidade dooperador.

As afiadoras dispõem de suportes orientáveis de ângulos, de modo a posicionar a face da aresta a retificar segundo uma inclinação justa em relação à superfície do rebolo. Deve-se movimentar a ferramenta sobre a superfície do rebolo para não desgastar o rebolo de forma irregular e reduzir, também, a possibilidade de aquecimento da aresta de corte da ferramenta.

As ferramentaspolicortantes são afiadas em máquinas especiais, sendo impossível afiá-las manualmente. Nessas máquinas é possível afiar todo tipo de fresas: cilíndricas, angulares, com dentes postiços etc.

Brocas helicoidais são afiadas por uma máquina especial. A afiação é necessária para que a broca mantenha um bom poder de corte do material e para que suas arestas ou fios cortantes fi-quem simétricos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao
  • processo de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!