Processos de fabricação

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
PROF. MS. MARILI SIQUEIRA DA SILVA

São Técnicas e métodos estruturais, conjunturais e sistêmicos para mecânica, robótica e /ou informaticamente transformar matérias-primas (materiais) matériasem produtos acabados da forma mais racional, rápida e econômica possível. possível.

Ou ainda, são técnicas utilizadas na linha de produção industrial em que a maquinaria controlada por trabalhadoresrealiza processamento sistemático de operações e atividades, transformando matériasmatérias-primas (materiais) em produtos finais. finais.

Todas as engenharias devem ter o conhecimento básico da ciência dos materiais. materiais. Pois, as propriedades dos materiais definem o desempenho de um determinado componente e o processo de fabricação do mesmo. mesmo.

Propriedades dos MateriaisMicroestrutura

Composição e Processo de Fabricação

Substância utilizada para elaborar ou transformar elementos que, por ação do trabalho, possibilitam a realização de um produto acabado. acabado. É portanto, a matéria-prima que é matériatransformada em produto. produto.

As propriedades importantes dos materiais sólidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: diferentes: 1.Mecânica – relacionam a deformação à aplicação de uma carga ou força; são força; exemplos o módulo de elasticidade e a resistência. resistência. 2. Elétrica – relacionam a condutividade elétrica e a constante dielétrica, o estimulo é um campo elétrico. elétrico.

3. 4.

5.

6.

Térmica – representada a capacidade calorífica e da condutividade térmica. térmica. Magnética – demonstram a respostade um material à aplicação de um campo magnético. magnético. Óptica – o estímulo é a radiação eletromagnética ou luminosa, representado pelo índice de refração e a refletividade. refletividade. Deteoriorativa – indica a reatividade química dos materiais. materiais.

Os materiais recebem três classificações básicas, são eles: eles: 1. Metais 2. Cerâmicas 3. Polímeros Estes estão baseadosprincipalmente na composição química e na estrutura atômica. atômica.

Além dos três já apresentados, também existem, os: os: 3. Compósitos 4. Semicondutores 5. Biomateriais

Os materiais metálicos consistem normalmente em combinações de elementos metálicos. Eles metálicos. possuem um grande número de elétrons nãonãolocalizados; localizados; isto é, esses elétrons não estão ligados a qualquerátomo em particular. Muitas particular. das propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons. elétrons.

Os metais são condutores de eletricidade e calor extremamente bons, e não são transparentes à luz visível; uma superfície metálica polida visível; possui uma aparência brilhosa. Além disso, os brilhosa. metais são muito resistentes, ao mesmo tempo em que são deformáveis, o queé responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais

As cerâmicas são compostos formado entre elementos metálicos e elementos não-metálicos; não-metálicos; na maioria das vezes, elas são compostas por óxido, nitretos e carbetos. A grande variedade carbetos. de materiais que se enquadra nessa classificação inclui as cerâmicas compostas por minerais argilosos, o cimento e o vidro. vidro. Tipicamente, esses materiais são isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a alta temperaturas e a ambientes severos do que os metais e os polímeros. Em polímeros. relação ao seu comportamento mecânico, as cerâmicas são duras, porém são muito frágeis e quebradiças. quebradiças.

ALUMINA

Os polímeros incluem os materiais comuns de plástico e borracha queconhecemos. Muitos conhecemos. deles são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos. não-metálicos.

Alem disso, eles possuem estruturas moleculares muito grandes. Tipicamente, esses grandes. materiais possuem baixas densidades e podem ser extremamente flexíveis. flexíveis.

Um grande número de materiais compósitos, os quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao
  • processo de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!