Processos de fabricação de tubos

Páginas: 11 (2569 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
Tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Exceto em alguns casos raros, os tubos são de seção circular, apresentando-se como cilindros ocos. A grande maioria dos tubos funciona como condutos forçados, isto é, sem superfície livre, com o fluido tomando toda a área da seção transversal. Fazem exceção apenas tubulação de esgoto, e às vezes as deáguas, que trabalham com superfície livre, como canais.
Chama-se de tubulação o conjunto de tubos e de seus diversos acessórios.
A necessidade da existência dos tubos decorre principalmente do fato do ponto de geração ou de armazenagem dos fluidos estar, em geral, distante do ponto de utilização.
Usam-se tubos para o transporte de todos os fluidos conhecidos, liquidos ou gasosos, assim como paramateriais pastosos e para fluidos com sólidos em suspensão, em todas as faixas de pressões e temperaturas usuais na indústria: desde o vácuo absoluto até cerca de 6.000 kg/cm2, e desde próximo do zero absoluto até as temperaturas dos metais em fusão.
O emprego de tubulações pelo homem antecede provavelmente a história escrita. Foram descobertos vestígios ou redes completas de tubulações nas ruínasda Babilônia, da China antiga, de Pompéia e em muitas outras. Os primeiros tubos metálicos foram feitos de chumbo, séculos antes da era Cristã. Pelo século XVII começaram a aparecer os tubos de ferro fundido para água, havendo tubulações desse tempo ainda em funcionamento como, por exemplo, as instalações para fontes dos jardins do Palácio de Versalhes, na França. Os tubos de aço, que hojedominam largamente quase todos os campos de aplicação industrial, começaram a ser fabricados comercialmente pelo fim do século XIX, devido principalmente à necessidade que se teve de materiais que resistissem às pressões cada vez mais elevadas das tubulações de vapor.

TUBULAÇÕES
A importância das tubulações nas indústrias é enorme, sendo dos equipamentos industriais de uso mais generalizado. O valorda tubulação representa, em média, 50 a 70% do valor de todos os equipamentos de uma indústria de processamento, e 15 a 20% do custo total da instalação.
Na prática, chamam-se geralmente de tubos (ou vulgarmente de canos) apenas os condutos rígidos. Os condutos flexíveis, embora às vezes chamados de “tubos flexíveis”, são mais comumente denominados de mangueiras ou mangotes.
Na nomeclaturaamericana os tubos são chamados de “pipe” ou de tubing. Entre esses dois termos não há uma dintinção muito rígida. De um modo geral o termo “pipe” é usado para os tubos cuja função é propriamente de conduzir fluidos, enquanto que o termo “tubing” emprega-se para os tubos destinados primordialmente a outras funções, tais como trocar calor (tubos de caldeiras, de permutadores de calor), conduzir sinais(tubos de instrumentação), funcionar como vigas ou como elementos estuturais.
A “Comisión Pan- Americana de Normas Tecnicas” (COPANT) recomendou que se chame de “tubos para condução” os tubos destinados ao transporte de fluidos, e que se chame simplesmente de “tubos” os que se destinam primordialmente a qualquer outra finalidade.

PRINCIPAIS MATERIAIS PARA A FABRICAÇÃO DE TUBOS
Emprega-sehoje uma variedade muito grande de materiais para a fabricação de tubos. Só a A.S.T.M. (American Society for Testing and Materials) especifica mais de 150 tipos de diferentes materiais. A seguir um resumo dos principais materiais usados. (Anexo 1).
A escolha do material adequado para uma determinada aplicação é sempre um problema complexo, cuja solução depende principalmente da pressão e temperaturade trabalho, do fluido conduzido (aspectos de corrosão e contaminação), do custo, do maior ou menor grau de segurança necessário nas sobrecargas externas que existirem, e também, em certos casos, da resistência ao escoamento (perdas de cargas).

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE TUBOS
Há cinco processos industriais de fabricação de tubos:
* Tubos sem costura:
- Laminação
- Extrusão
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais e processos de fabricação de tubos
  • Fabricação de tubos
  • Tec. Manufatura Fabricação de Tubos
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!