Processos de eletrização

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
 Eletrização por atrito
Quando falamos em eletrização por atrito (também conhecida como fricção ou triboeletrização), é importante lembrar que existirá o contato direto de dois corpos, que devem ser feitos de materiais diferentes.
Neste caso haverá um “doador” de elétrons que irá ficar com carga positiva e um “receptor” de elétrons que irá ganhar carga negativa.
 Eletrização porcontato
Para que a eletrização aconteça, existe a necessidade do contato entre os corpos condutores, e neste caso, obrigatoriamente um dos corpos deve estar carregado eletricamente.
Para melhor entendimento desse processo, imagine um corpo neutro(B) entrando em contato com um corpo carregado eletricamente com cargas positivas (A), conforme figura abaixo:


Estando o corpo A eletrizadopositivamente, e o corpo B estando neutro, ao entrarem em contato, o corpo A atrai os elétrons livres de B.
Agora A continua positivo, porém com uma carga menor, e B que estava neutro agora passa a ficar eletrizado positivamente.

A quantidade de carga positiva adquirida pelo corpo B corresponde à quantidade de carga negativa que ele perdeu para A.
E o mesmo vale para o corpo A, ou seja, aquantidade de cargas positivas perdidas por A, equivale à quantidade de carga positiva ganha por B.
Uma vez que esse é o princípio da conservação das cargas elétricas, onde diz que a quantidade de cargas elétricas antes do contato entre os corpos deve ser igual à quantidade de cargas elétricas depois do contato.
Caso os corpos A e B tivessem dimensões idênticas, logo após o contato eles ficariam com amesma quantidade de carga elétrica.
 Eletrização por indução
No caso da eletrização por indução, diferentemente do que acontece na eletrização por atrito ou contato, os corpos não precisam entrar em contato um com o outro, por isso o nome indução.
Para exemplificar, imagine dois corpos, sendo que o corpo A esta carregado positivamente e um corpo B neutro, ao aproximar-se o corpo A positivo docorpo B neutro, existe uma separação das cargas no corpo B, uma vez que os elétrons livres de B são atraídos por A, conforme imagem abaixo:••.
Ainda com o indutor (corpo A) próximo, liga-se o o induzido(corpo B) a terra, como a terra é neutra, existe a neutralização da carga positiva do corpo B(elétrons sobem da terra), ao desfazer a ligação com a terra e na sequencia afastar o indutor(corpo A), ocorpo B que antes era neutro acaba ficando com Carga negativa, conforme imagem abaixo:

Exemplo de eletrização por indução: Com certeza quando criança, você já brincou de passar um pente de no cabelo e logo após aproxima-lo de pequenos pedaços de papel, para perceber que os papeis acabavam se mexendo sem que exista o contato entre o pente e os pedaços de papeis, neste caso aconteceu uma induçãoeletrostática.
Outro exemplo interessante da eletrização por indução são os raios.

















DESENVOLVIMENTO

Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por trêsprocessos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.

 Eletrização por atrito
Para entender como ocorre a eletrização por atrito, faça a seguinte experiência. Pegue uma caneta esferográfica e corte alguns pedaços de papel bem pequeno. Agora atrite a parte de trás da caneta em seu cabelo e depois aproxime a parte atritada aos pedaços de papel.

Você irá observar os pequenos pedaços depapel sendo atraídos pela caneta. Isso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente. Ao aproximar essa caneta dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.

É importante assinalar que após o atrito, os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos. Isso é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de Eletrização
  • Processos de Eletrização
  • processo eletrizaçao
  • Processos de Eletrização
  • Processos de Eletrização
  • Processos de Eletrização
  • Processos de eletrização
  • Processos de Eletrização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!