Processos de desertificação

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERMANBUCO – UFPE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS – DCG
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Amazônia

Alunos: Joseane De Souza Ramos, Iasmym, Cynthia Rayanne de Sousa Ferreira, Lucas André, Kétcia Ferreira, Diego Felipe.
Professora:
Geografia/Licenciatura
2º Período
Aplicar os Princípios Geográficos num determinado tema.
Tema: Amazônia

Extensão:
Com uma área médiade cinco a seis milhões de Km² ou 42% do território Brasileiro a Floresta Amazônia é uma das maiores floresta tropicais do planeta, perdendo apenas em área para a floresta de coníferas no Canadá. A Amazônia abrange um total de sete países da America do Sul, sendo eles Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. Localizada no Centro norte da America do sul é fonte de sustentopara povos da região, do qual, usa de suas belezas naturais.
Vista de cima a Amazônia parece que uma longa planície, mais estudo mostram que o terreno da região é acidentado e que são as suas árvores com média de cinco a sete metros de altura do solo. A floresta amazônica fica cerca de 130 a 200 metros de altitude em relação ao nível do mar.
Com uma quantidade enorme de fauna e flora é uma dosmaiores biomas do mundo. Mesmo com todo o estudo são descobertas diversas espécies de plantas e animais na floresta, mais ainda tem muito o que se descobrir, pois ainda existem áreas remotas nas florestas onde pesquisadores não tiveram a oportunidade de examinar. O Rio Amazonas também tem grande influencia sobre a região. É o maior rio em extensão do mundo e o segundo maior em volume d’água,contendo uma enorme quantidade de peixes sendo que o maior peixe de água doce do mundo se encontra no mesmo.
Tendo também uma cultura incrível que vão desde povos ribeirinhos até os povos indígenas. Conhecida é claro por sua gastronomia e dança.

Analogia:
A Floresta Amazônica esta localizada no Hemisfério Norte na linha do Equador e consequentemente de clima quente e úmido com alto índicepluviométrico durante o ano inteiro, mas ela não é a única Floresta Tropical existente no planeta, existe outras, com características semelhantes e diferentes quanto fauna, flora, biodiversidade e economia. As florestas Tropicais existem em três continentes: América, África e Ásia. Fazendo uso do principio geográfico da analogia entre a América e África, a Amazônia e a Floresta do Congo respectivamentecomeçando pela localização de ambas na Linha do Equador ao qual atribui a elas características tropicais de clima quente e úmido, na Amazônia predomina o equatorial úmido, com temperaturas médias anuais na casa dos 24ºC e precipitação em torno de 2.500mm ao ano, na Floresta do Congo tem clima tropical, sendo mais úmida na porção costeira do Atlântico e mais seca nas porções continentais. Essetipo climático da região é propício a uma grande biodiversidade – como na Floresta Amazônica –, com cerca de 10 mil espécies de plantas, mil espécies de aves e 400 espécies de mamíferos. Outra importante peculiaridade das duas florestas é o fato de estarem associadas a um rio de grandes dimensões. No caso da Floresta Africana, há o Rio Congo, o segundo maior do mundo tanto em volume de água quantoem área drenada, ficando atrás do Amazonas nesses dois quesitos.
Observa-se que na dimensão a Floresta Amazônica apresenta certa superioridade em relação à Floresta do Congo, mas apresentam características semelhantes quanto à biodiversidade. Na Amazônia existe a presença de nativos com grande variedade cultural sobrevivendo do que a Floresta dispõe.
A situação atual de ambas não é das maisotimistas principalmente na Floresta do Congo que se tornou um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo por pressão econômica da população que ali reside, realizando queimadas para a agricultura, ou seja, em todo lugar onde se há verde o homem tende a destruir para fins econômicos. Na Amazônia não é tão diferente assim muita áreas já foram desmatadas e não tiveram nenhuma reposição, mais existe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A devastação das florestas e o processo de desertificação
  • Desertificação
  • Desertificaçao
  • Desertificação
  • Desertificação
  • Desertificação
  • DESERTIFICAÇAO
  • Desertificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!