Processos de conformação mecânica

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
SENAI – Luiz Eulálio Bueno de Vidigal Filho
Emanuel Rodrigo









Processos de Conformação Mecânica














Suzano
2013
SENAI – Luiz Eulálio Bueno de Vidigal Filho
Emanuel Rodrigo









Processos de Conformação Mecânica

Trabalho acadêmico apresentado ao curso Técnico em Eletromecânica da escola Senai – Luis Eulálio Bueno de Vidigal Filho comoparte do requisito para obtenção de nota do 2° semestre










Suzano
2013
Sumário
Sumário






1.Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os processos de fabricação mecânica desde a fundição aos processos de conformação.
Conhecer os processos, as técnicas, os materiais apropriados em cada processo, os equipamentos envolvidos nos processos.Palavras-chave: laminação, extrusão, trefilação, forjamento e estampagem.
























2.Introdução

Para chegarmos aos processos de conformação mecânica primeiro temos que obter lingotes, blocos, ou seja, peças em formato bruto, proveniente de um outro processo, a fundição.
O que é fundição?
É a transformação dos metais e suas ligas em peças de uso industrial tendocomo ponto de partida o metal líquido (fundido), derramamento do metal no interior de uma cavidade ou forma, chamada molde.
Na conformação um material com geometria simples é transformado em um componente útil através de um processo de fabricação. A conformação dos materiais é a tecnologia da experiência orientada, pois no decorrer dos anos uma grande quantidade de conhecimento e experiência temsido acumulada por meio da tentativa-e-erro.
Na prática os processos de conformação mecânica são processos de fabricação que empregam a deformação plástica de um corpo metálico, mantendo sua massa e integridade.

2.1 Processos de conformação

Esses processos de conformação mecânica se subdividem em:
Laminação
Forjamento
Extrusão
Estampagem
Trefilação
Todos os processos podem ser realizadosa quente (acima da temperatura de recristalização) ou a frio (abaixo da temperatura de recristalização).
Os processos a quente são caracterizados pelo emprego de tensões de compressão menores, ausência de encruamento no produto e alta ductilidade da liga na temperatura de conformação. Por outro lado, os produtos apresentam superfícies contendo carepa, resultante da oxidação do metal em altatemperatura e tolerâncias dimensionais mais abertas. Entretanto, a característica mais relevante dos produtos conformados a quente é o seu elevado grau de sanidade interna.
Produtos fundidos, geralmente, apresentam vazios de contração (rechupes) e/ou porosidades decorrentes de gases dissolvidos no metal. Se as superfícies destas cavidades estiverem limpas (isentas de óxidos), elas poderão serfechadas por meio do caldeamento (soldagem por pressão) imposta pelo trabalho mecânico.
Como resultado da operação mecânica, as partículas de segunda fase e inclusões, tenderão a assumir uma forma e uma distribuição que correspondem aproximadamente à deformação do metal. De fato, os processos de conformação mecânica provocam a formação de um "fibramento" na microestrutura dos metais e ligas. Este"fibramento" será formado pela deformação preferencial de fases e / ou inclusões.
Os materiais são submetidos a vários tipos de esforços durante os processos de conformação mecânica, como por exemplo:
a- compressão direta → esforços na superfície da peça. Ex: forjamento e laminação.
b- compressão indireta → esforços de tração geram diferentes estados de tensão com resultante de compressão entre asuperfície da peça e a matriz. Ex: trefilação, extrusão e estampagem profunda.
c- tração → esforços de tração nas direções do plano contra uma matriz. Ex: estiramento
d- flambagem → peça é dobrada para adquirir um contorno. Ex: dobramento
e- cisalhamento → esforços cortantes na peça. Ex: estampagem profunda.

3.Laminação

A laminação é um processo de conformação mecânica onde o material é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de conformação mecânica
  • Questionário processos de conformação mecânica
  • Processo de conformação mecanica
  • Processo de Usinagem e Conformação Mecânica
  • Processos de Conformação Mecânica: Estampagem e Forjamento
  • Processos de fabricação 2 trabalhos de conformação mecanica
  • Conformação mecânica
  • Conformação mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!