Processos de Comunicação e Formas Relacionais e Comunicação na Criança

Páginas: 61 (15137 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
CAPÍTULO I – PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é uma componente básica das relações humanas, tendo como objectivo provocar uma resposta. É um processo que abrange todos os mecanismos pelos quais um indivíduo provoca reacções. Comunicar significa, por isso, partilhar um certo conteúdo de informações, tais como pensamentos, ideias, intenções, desejos e conhecimentos. Através do acto decomunicar, experimentamos o sentido de comunhão, com aquele a quem nos dirigimos, pois passamos a ter algo em comum (Rêgo, s.d., Oliveira; s.d.).
O homem utiliza um complexo sistema de símbolos para se relacionar com os outros:
Sinais verbais;
Sinais escritos;
Sinais não verbais (Oliveira, s.d.).
Através deste sistema de sinais, exprimimos o que queremos o que queremos as outras pessoas eestabelecemos um sistema de relações (Rêgo, s.d., Oliveira; s.d.).
O modo como se comunica resulta de um processo de aprendizagem, cada ser humano integra-o na sua própria individualidade e desenvolvimento, em função das suas características pessoais, necessidades e desejos (s.a., 2006).
Todos os comportamentos vividos e assumidos são adquiridos e comunicamos de modo a que cada indivíduo os adopte e ostorne seus. Nós estamos constantemente a transmitir mensagens, aqueles que nos observam (Rêgo, s.d., Oliveira; s.d., Serra, 2006).


Não podemos não comunicar

1.1. COMPONENTES PSICOLÓGICAS


1.2. ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicar é trocar mensagens. Embora a situação de comunicação se possa apresentar de muitas maneiras diferentes, comporta sempre alguns elementosque lhe são característicos (Prates, 1997).
Desta forma para que haja comunicação tem que estar presentes 3 elementos essenciais:
O emissor
Mensagem
Receptor.

O emissor é o sujeito que emite ou transmite a mensagem;
O receptor é o sujeito a quem se dirige a mensagem;
A mensagem é o conteúdo da comunicação;
O canal é todo o suporte que serve de veículo a mensagem (Serra, 2006).Comunicar é procurar no interior de cada um, as significações para os estímulos ou acontecimentos. Logo, é fundamental que, no processo de comunicação, tenhamos presente, não só o significado que atribuímos às coisas, os nossos gestos, palavras, e expressões, mas que atendamos às possíveis significações que as outras pessoas, com quem comunicamos, lhes possam dar (Prates, 1997).

1.1.2. Processo decomunicação

O processo de comunicação inicia-se com a elaboração da mensagem. O ciclo comunicacional inicia-se com uma operação mental, pensa-se naquilo que se deseja manifestar, um sentimento, uma opinião, para depois se organizar os elementos estruturantes do conteúdo mental e assim conceber a mensagem (Serra, 2006).
A partir daqui escolhem-se as palavras adequadas e constrói-se a frase. A estafase chama-se codificação. Após a codificação verifica-se a emissão da mensagem, que por sua vez será descodificada pelo receptor (Serra, 2006).
Na transmissão e retransmissão da mensagem podem ocorrer distorções por várias razões: má dicção ou deficiente audição, ignorância do sentido das palavras ou atribuição de significado desvirtuado devido ao contexto. Às distorções provocadas por ordemfísica ou fisiológica dá-se o nome de ruídos; às resultantes de ordem psicológica dá-se o nome de filtragens (Serra, 2006).
De todas as possíveis interferências no circuito de comunicação, as maiores dificuldades surgem na descodificação e na interpretação da mensagem. Esta pode ficar de imediato reduzida por efeito da simplificação operada pelo receptor ao desprezar certos pormenores da informação.A sensibilidade pessoal naquele momento pode levá-lo a prestar maior atenção a uns aspectos e negligenciar outros. Ele tem o seu próprio código linguístico, o seu vocabulário pessoal mais ou menos rico de significações. Em função disso pode reduzir ou ampliar o significado que a mensagem traz do emissor, enfatizando, porventura, matizes secundários ou menosprezando aspectos essenciais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de comunicação a comunicação aparente
  • formas de comunicação
  • Formas de comunicação
  • Processo de comunicação e comunicação institucional
  • Processo de comunicação e comunicação institucional
  • o processo de comunicacao
  • processo de comunicacao
  • Comunicação entre processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!