Processos de colonização da América Espanhola e Inglesa

Páginas: 7 (1502 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA.

A conquista da América representou um dos maiores genocídios registrados na história da humanidade. Em aproximadamente um século, a população do México, que era de mais de 20 milhões de pessoas, despencou para menos de 2 milhões. Doenças trazidas pelos europeus, guerras, assassinatos, abortos e suicídios foram os responsáveis por todasessas mortes. O desastre foi acompanhado pela destruição de grandes culturas existentes na América.
O processo da conquista da América foi narrado por personagens que testemunharam esse acontecimento. Esses narradores descrevem de diversas formas sua visão a respeito daqueles a quem Colombo chamou, equivocadamente, de índios.
Em 1493, uma grande expedição financiada pelacoroa espanhola e liderada por Colombo para as terras que o autor chamará de Índias Ocidentais. Nos anos inicias os navegantes se concentrarão em Hispaniola.
Com a experiência adquirida Colombo logo verá que será necessária mão de obra indígena e aumento nas imigrações do continente europeu, devido ao grande numero de ouro em estado bruto para ser trabalhado; com isso se formará umasociedade complexa.
O contingente demográfico e a mineração do ouro de aluvião foram fatores decisivos para a presença dos espanhóis nas Ilhas do Caribe, através das encomendas as extrações produziram grandes riquezas, com o declínio indígena e esgotamento das minas os hispânicos começaram a utilizar mão de obra escrava e busca por outras regioes. Em 1519-21 este modelo nas Ilhas do Caribeestava praticamente extinto.
A sociedade espanhola nas novas terras será extremamente urbana, as cidades, fundamentais para a base da vida espanhola, eram nucleadas, e em seus centros habitavam somente ricos e encomenderos que vinham a ser donos de terras que tinham concessões cedidas pelo governo para receber como forma de tributo mão de obra indígena cedida pelo líder da tribo em questão,este trabalho se chamará encomienda. Mais tarde sofrerá alterações e chamaremos de repartimento na qual um grupo indígena deve prestar serviço a qualquer cidadão espanhol e não só ao encomendero como antes esta medida foi tomada devido à escassez de índios. É valido lembrar que estes não podem ser considerados escravos. Os serviços nas estâncias (propriedades) poderiam ser efetuados pelos naborias,serviçal fixo e fora do sistema de encomienda geralmente dependente permanente do nobre ou chefe.
Em 1540 os espanhóis se tornaram independentes dos produtos importados com exceção do vinho e azeite.
Os imigrantes tinham como modelo a vida europeia, e eles sabiam só conseguiram isso com a comercialização de produtos de difícil produção, a opção será o ouro do Caribe, porém serámuito difícil, pois o produto é pesado e o frete pra o continente europeu é demasiadamente caro.
É importante ressaltar que os espanhóis adotaram em alguns aspectos muitas técnicas luso-genovesas, tais como: o interesse por riquezas e escravos, mas abandonaram algumas práticas também como o a negociação com nativos.
Existia uma grande tensão sociopolítica entre os próprios colonos, poisos pioneiros sempre almejavam virar governadores e os recém-chegados ansiavam por obter encomiendas, os primeiros levavam os últimos a outras terras, para habitarem novas áreas, a fim de evitar uma competição o Caribe já havia deixado de ser uma linha de frente na colonização, mas isso não significa dizer que haverá esvaziamento das ilhas, pois os que tinham uma situação estabilizada ficaram e àmedida que novos colonos chegavam novas terras iam sendo ocupadas.



PROCESSO DE COLONIZAÇÃO AMÉRICA INGLESA

Muitas comparações e especulações giram em torno do sucesso e insucesso respectivamente dos EUA e Brasil sendo suas origens a mesma: colônia.
Criou-se então uma tese para explicação do fato: a colônia inglesa foi de povoamento e a ibérica foi de exploração, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização das américas espanhola e inglesa
  • Colonização da américa portugues, espanhola e inglesa
  • Colonização da américa portugues, espanhola e inglesa
  • Colonização Européia na America :Américas Espanhola e inglesa
  • comparaçaoentre a colonizaçao da america portuguesa,inglesa e espanhola
  • o processo de colonizaçao das 13 colonias inglesas e das colonias espanholas
  • América Espanhola E América Inglesa
  • COLONIZAÇÃO INGLESA E ESPANHOLA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!