Processos contínuos de Produção

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013
Possíveis questões de P.C.P.
Perguntas sobre Fundição.

1-) Como funciona a solidificação dos metais?
R: O crescimento dos cristais é de maneira uniforme a velocidade depende da direção dos eixos cristalográficos, depende da proximidade das paredes que vai determinar o resfriamento.
2-) Quais são os tipos de contração do volume? Explique?
R: A contração provoca uma heterogeneidade chamadade vazio ou chupagem e são três sendo eles:
Contração líquida – devido a diminuição da temperatura até o início da solidificação.
Contração de Solidificação – é a variação de volume durante a mudança de estado líquido para sólido.
Contração sólida – é a variação do volume já no estado sólido, da temperatura de fim de solidificação até a temperatura ambiente, lembrando que essa contração deveser considerada no projeto do molde e pode ser expressa em % volume ou linearmente.
3-) Quais os defeitos da contração e como eles podem ser controlados?
R: São defeitos internos (vazios), trincas a quente, tensões residuais, Impurezas nas ligas muda o comportamento da liga tanto no sólido e no líquido, sólido menos solúveis ficam acumuladas na região onde a solidificação ocorreu por último(segregação), Líquido impurezas totalmente dissolvidas, Composição química não uniforme onde certas regiões mudam suas propriedades, podem ser controlados no projeto da peça, tratamentos de alívio de tensões, projeto do molde e desprendimentos de gases.
4-) Quais são as etapas do processo de Fundição?
R: São oito sendo eles:
Projeto da peça, Projeto do Modelo, Confecção do modelo, Confecção do molde,Fusão do metal, Vazamento do molde, Limpeza e rebarbação, Controle de qualidade.
5-) Explique o processo de fundição e seus tipos?
R: É feita a transformação dos metais em líquidos ou fundido, logo após é feito derramamento do metal líquido no molde, o molde pode corresponder a forma final da peça desejada ou pode sofrer tratamentos de conformação. Temos quatro tipos sendo eles fundição porgravidade, sob pressão, por centrifugação e de precisão.

6-) Quais são as etapas que devem ser seguidas para se projetar uma peça?
R: São três pontos sendo eles evitar variações bruscas de seções e cantos vivos, considerar uma espessura mínima de paredes e prever conicidade para melhor confecção do molde, considerando os ângulos de saída recomendados.
7-) Quais são os pontos que devem serconsiderados para se projetar o Modelo?
R: Em que tipo de material ele vai ser fabricado madeira, materiais de fácil usinagem ou resina, e levar em consideração que o modelo deve ser maior que a peça.
8-) Qual a importância dos canais de vazamento do molde na fundição?
Se o canal de vazamento não tiver adequado não atinge todas as áreas da peça.
9-) Quais os tipos de moldagem e os tipos de fundição?R: Moldagem em molde de areia ou temporário fundição por gravidade e a areia pode ser em areia verde, areia seca areia – cimento, areia de macho; Moldagem em molde metálico ou permanente é feito por fundição por gravidade e sob pressão; Moldagem pelo processo CO2; Fundição por centrifugação; Fundição de precisão em casca e cera perdida.
10-) Quais são as Vantagens e desvantagens do MoldePermanente?
R: Vantagens em relação a peças produzidas em molde de areia:
Maior uniformidade; melhor acabamento superficial; tolerância dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecânicas.
Desvantagens: limitado a peças pequenas; custo elevado do molde (alto volume de produção); formas complexas dificultam o projeto do molde extração da peça.
11-) Quais as Vantagens e desvantagens daFundição sob Pressão?
R: Vantagens: Produção de formas mais complexas; Produção de peças com paredes mais finas e tolerância dimensionais mais estreitas; alta capacidade de produção; acabamento de ótima qualidade; matrizes de alta durabilidade; permitem aplicação de revestimentos superficiais com pouco preparo prévio da superfície; dependendo da liga ex: alumínio apresenta mais resistência do que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos contínuos e discretos da produção
  • Processos discretos e continuos da produção
  • Processos Discretos e Contínuos da Produção
  • Processos continuos
  • Processos contínuos
  • Processo continuo
  • A linguagem como instrumento cognitivo no trabalho dos operadores de processo contínuo de produção
  • PROCESSO SELETIVO CONTINUO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!