Processo turbo_expansão do gás natural

770 palavras 4 páginas
Processo
Turbo-Expansão
Do Gás Natural

Outubro, 2014

Processo Turbo-Expansão

O processo turbo-expansão é o mais eficiente processo termodinâmico atualmente utilizado em unidades de processamento de gás natural. Possui excelente rendimento na recuperação do propano, sendo capaz de praticamente zerar o teor desse componente no gás processado. Também é o único processo capaz de separar etano petroquímico, tendo um alto rendimento na recuperação desse componente, de forma que o gás processado gerado é constituído basicamente por metano.
Possui alto custo, necessitando, dessa forma, de uma vazão elevada que garanta o retorno do investimento. Esse tipo de unidade necessita ter capacidade nominal igual ou acima de 2.500,0 m³/d para que se tenha retorno adequado.
As recuperações que podem ser atingidas em um processo de turbo-expansão são as seguintes:
Etano.......................................85% molar
Propano....................................99% molar
Butano e mais pesados............100%molar
O esquema de recuperação de líquidos consiste basicamente no resfriamento do gás por correntes frias da própria Unidade, seguido de expansão no turbo-expansor. Com a liberação da energia do gás há um brusco abaixamento de temperatura e consequente condensação dos hidrocarbonetos. Algumas vezes é empregada refrigeração adicional através de um fluido auxiliar, geralmente propano.

DESCRIÇÃO DO PROCESSO
O gás natural entra na Unidade a 470 psi e 25o. C passa por um separador para remoção de condensados, e segue para a sucção do compressor de carga que eleva sua pressão até 985 psi. Após a compressão, a temperatura do gás é 81o.C, suficientemente elevada para fornecer calor ao refervedor da torre demetanizadora. Depois deste refervedor, o gás a 52o.C é resfriado com água até 38o.C e passa por um filtro cuja finalidade é coar as gotículas de óleo por ventura arrastadas pelo gás e que poderiam prejudicar a operação das

Relacionados