Processo produtivo indústria textil

Páginas: 22 (5255 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
[pic]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ


AICHHA CAROLINA PEREIRA
FABÍOLA TUANY GROH
THAYRINE ANDRESSA PEREIRA LEITE














IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL CERTIFICÁVEIS






Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Gestão Certificáveis sob orientação do professor Alexandre Beiro Caramez, no nono período docurso de Engenharia Ambiental.













ITAJAÍ

Abril/2013

1. INTRODUÇÃO


O termo Gestão quer dizer, “ato de gerir; gerência, administração”. Sistema de Gestão, sob o ponto de vista empresarial, significa um modelo operacional que determinada organização adota para geri-la. Toda e qualquer empresa deve possuir um sistema de gestão, pois, do contrário, comprometeriasua existência (MELLO, 2009).


Alguns modelos de sistema de gestão foram desenvolvidos e adotados por várias empresas com o intuito de haver uma padronização de metodologia seguindo procedimentos e diretrizes traçadas por normas. Hoje existem muitos modelos normativos difundidos e que, para empresas que se apresentam de alguma forma pouco estruturadas são excelentes para a sua correção derotina. Optando por adequar-se as normas a empresa vai elevando-se a patamares de alto grau de excelência. Mas é muito importante salientar que, para o devido sucesso do modelo, é necessário o correto empenho e o comprometimento de seus dirigentes e que o modelo adotado seja de fato usado como ferramenta de gestão e não apenas um mero artifício de demonstração.


É evidente que é dointeresse da empresa organizar-se quanto à gestão de diferentes disciplinas, como gestão da qualidade, gestão do meio ambiente, gestão da responsabilidade social, gestão da segurança e da saúde ocupacional, etc. Ora, empresas produtoras de bens e serviços desenvolvem seus negócios por meio de processos e atividades que apresentam variabilidade natural e estão expostos a falhas potenciais relacionadasaos recursos disponibilizados e aos métodos de trabalho empregados. É fácil concluir que, quanto maior for o impacto advindo de uma dessas falhas nos resultados dos negócios, de maior significância essa falha se tornará.


Dentre esses impactos, deve-se concluir não apenas os prejuízos financeiros e humanos imediatos, mas também as consequências de médio e longo prazo que podem advir daperda de imagem no mercado, requerendo gestão específica sobre as atividades envolvidas, visando a prevenir a ocorrência de eventos indesejados. A organização desses padrões em sistemas de gestão que assegurem a previsibilidade desejada é sempre vantajosa para qualquer negócio. Sua ausência pode acarretar o aparecimento de efeitos indesejáveis que trazem fortes impactos adversos aos resultados donegócio (MELLO, 2009).


Diante da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais – objeto de estudo deste trabalho –, são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade de produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam como desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da lucratividade.


Os sistemas de gestão ambiental (SGAs) têm sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. Eles exigem, em geral, a formalização dos procedimentos operacionais, instituem o seu monitoramento e incentivam a melhoria contínua, possibilitando aredução da emissão de resíduos e o menor consumo de recursos naturais.


O sistema com base na norma ISO 14001 (ISO, 2004) é um dos modelos de gestão ambiental (GA) mais adotado em todo o mundo. Trata-se de uma referência certificável em forma de requisitos que exige uma série de procedimentos e iniciativas, sem determinar como devem ser executados, além de exigir que a legislação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do processo produtivo de uma empresa Têxtil
  • O processo sustentável na indústria têxtil
  • Análise do processo produtivo em uma indústria moveleira
  • Analise dos processos produtivos de uma industria de confecções
  • Análise do processo produtivo em uma indústria moveleira
  • Reverticalização de processos para uma indústria têxtil de grande porte
  • O planejamento do processo produtivo de uma indústria de panificação por modelos matemáticos
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!